New Holland lança novo trator conceito

Da Redação (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 11/05/2018)

Montadora apresentou protótipo equipado com motor FPT de rendimento equivalente ao diesel

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Foto: Emmanuel Bourgois / New Holland / Divulgação

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o novo trator conceito movido a biometano da New Holland Agriculture. O protótipo simboliza a transformação energética nas propriedades rurais do País, com a possibilidade de o produtor buscar sua independência de combustível.

O novo trator conceito foi construído usando como base os protótipos anteriores do T6 movido a metano para alcançar um avanço tecnológico relevante. “A presença do novo trator conceito no Brasil é significativo por dois motivos: a importância do agronegócio no País, responsável por sustentar o Produto Interno Bruto (PIB) e tirá-lo de uma recessão; e por carimbar o compromisso da New Holland com a produção sustentável, independente e tecnificada”, afirmou Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O novo trator conceito movido a metano cria um elo vital no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem – conceito de Energy Independent Farm.

O biometano como combustível sustentável é particularmente adequado a fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás. “Em 2013, a marca apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e desde então está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em Castro (PR)”, explicou Nilson Righi, gerente de marketing para produto.

Mesma eficiência e menos emissões: O novo trator conceito movido a biometano usa motor com uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, marca que, assim com ao New Holland, pertence à CNH Industrial.

A motorização NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 hp de potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalente ao modelo movido a diesel. O conceito possui também a mesma durabilidade e intervalos de serviços, mas vai além, gerando uma redução de custos de até 30%, segundo a New Holland.

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Foto:  Hasselblad / New Holland / Divulgação

O tanque de combustível tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas compostas, o que permite um dia inteiro de autonomia – em linha com um modelo equivalente a diesel.

Em condições reais de campo, ele produz, pelo menos, 10% menos de emissões de CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel. Seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e resíduos de culturas energéticas de origem agrícola, o que resulta em emissões de CO2 próximas a zero.

Estilo reinventado: A New Holland reinventou o estilo de trator, tomando como inspiração o design automotivo, para criar uma aparência totalmente integrada, ao mesmo tempo que acentua elementos de estilo icônicos da marca, como as luzes e as entradas de ar agressivas do capô.

A cabine envidraçada tem uma visibilidade de 360 graus, ou seja, aumento de 20% em comparação com um trator padrão. O teto arqueado de vidro conta com um receptor totalmente integrado de Precision Land Management (PLM), com um interior que oferece um ambiente operacional organizado, com todos os controles essenciais no apoio de braço integrado e parâmetros adicionais controlados por um display interativo.

O conjunto do display, por sinal, é fixo e se move com o volante ajustável, garantindo visibilidade ideal das informações em todas as posições.

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Foto:  Hasselblad / New Holland / Divulgação

Motor NEF de 6 cilindros e 180cv

O biodigestor é alimentado com culturas energéticas especificamente produzidas, resíduos animais alimentares ou de culturas. Ele pode usar o lixo coletado de fábricas de alimentos, supermercados e restaurantes, além dos materiais reunidos na fazenda.

O biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para acionar os veículos e as máquinas da fazenda. O metano também pode ser usado para alimentar um gerador para produzir eletricidade, que pode ser usada na fazenda, além de ser uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades locais.

Os subprodutos da biodigestão podem ser usados como fertilizantes naturais nos campos da fazenda. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o potencial energético das biomassas (matéria orgânica usada como fonte de energia) no Brasil chegará a cerca de 460 milhões de TEP (Tonelada Equivalente de Petróleo) em 2050.

Já a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) considera que o potencial nacional é de cerca de 20 bilhões de metros cúbicos ao ano nos setores sucroalcooleiro e na produção de alimentos.

No setor de saneamento básico, resíduos sólidos e esgotos domésticos é de três bilhões de metros cúbicos ao ano.

A New Holland foi a primeira fabricante a oferecer 100% de compatibilidade com biodiesel, em 2006. Em 2009, desenvolveu o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2, oferecendo a viabilidade de sua tecnologia de emissão zero para o futuro.

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Foto: Aldo Ferrero / New Holland / Divulgação

Este foi um elemento-chave do conceito Energy Independent Farm da marca, lançado ao mesmo tempo. A empresa continuou a explorar combustíveis alternativos que poderiam oferecer emissões reduzidas e baixar os custos.

Em 2012, criou o seu primeiro trator protótipo movido a propano e, agora, está desenvolvendo um T6 que pode ser abastecido com propano, em parceria com o Propane Education & Research Council (Perc). Em 2013, a New Holland apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, desenvolvido e testado com seus clientes.

Motor NEF 6 da FPT Industrial – O motor NEF de 6 cilindros utiliza uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT.

Os 180 cv de potência e 740 Nm de torque são os mesmos do motor equivalente a diesel. Além disso, a motorização NEF 6 tem a mesma durabilidade e os mesmos intervalos de serviços, mas com uma redução de custos de até 30%.

A tecnologia estequiométrica, adotada pela FPT desde 1995, garante o correto equilíbrio químico entre o ar e o biometano em todas as condições de trabalho, garantindo combustão limpa e baixas emissões. A tecnologia é possibilitada pelo design de pistões específicos e injeção multiponto.

Menos ruídos e vibrações traduzem operação silenciosa O motor do protótipo conceito movido a biometano tem ainda o benefício de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA. Isso se traduz em uma redução de cerca de 50% nos ruídos e vibrações, o que o torna ideal para operações na cidade, em jardins e de transporte.

Outras vantagens do uso do biometano são a sustentabilidade ambiental, já que o motor não emite CO2, um sistema de Pós Tratamento de Gases (ATS) de baixo custo, com catalizador de três vias, e o fato de o biometano ser um combustível renovável.

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