Novo sedan Cronos será lançado neste mês

José Oswaldo Costa   (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 09/02/2018)

de Betim / MG

Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus

Vei1 - Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - DivulgaçãoNa última terça-feira, jornalistas especializados, de Belo Horizonte (MG), tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com o mais novo modelo da Fiat, o Cronos.

O novo sedan-compacto será lançado, oficialmente, no próximo dia 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro foi na planta da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em Betim (RMBH), de onde partiram para um test drive até a cidade de Lagoa Santa (MG), após uma coletiva com alguns executivos da montadora.

No bate-papo bastante informal, algumas informações importantes sobre o carro foram passadas. Quanto à motorização, ele será equipado com os motores 1.3 de três cilindros (109 cv) e 1.8 (139 cv).

No caso do câmbio, serão três opções: manual de 5 marchas, automatizado (GSR), também de 5 marchas, e automático de 6 marchas.

Dessa forma, o Fiat Cronos será comercializado em quatro versões: Drive 1.3 (manual); Drive 1.3 (automatizado); Precision 1.8 (manual) e Precision 1.8 (automático). Os preços não foram informados nesse encontro.

Vei2 - Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - Divulgação

Versões e Equipamentos

Cronos Drive 1.3 (manual) – Dentre outros, essa versão de entrada contará, como itens de série, com a central multimídia de 7 polegadas, volante multifuncional com comandos para o rádio e celular, segunda porta USB para os ocupantes do banco traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas (computador de bordo), banco do motorista e volante com regulagem de altura e rodas de ferro com calotas de 15 polegadas.

Os opcionais serão: rodas em liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido (kit Stile). Também pode ser equipado com câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro (kit Parking). O terceiro e último pacote traz retrovisores com acionamento elétrico e vidro elétrico traseiro (kit Convenience)

Cronos Drive 1.3 (automatizado) – A versão com o câmbio automatizado tem como itens de série todos os itens da versão anterior acrescidos de controle eletrônico de estabilidade, sistema start/stop, “borboletas” atrás do volante (paddle shift) para trocas manuais de marchas, piloto automático, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos com regulagem elétrica e luz de setas nos retrovisores, entre outros.

Como opcionais, os mesmos pacotes de itens da versão Drive manual (kit Stile e kit Parking).

O alarme é opcional para as duas versões com motor 1.3.

Cronos Precision 1.8 (manual) – A versão de “entrada” com motor 1.8 oferecerá todos os itens da Drive 1.3 manual, acrescidos de: rodas em liga leve de 16 polegadas, faróis com assinatura em LED, sensor de estacionamento traseiro, voante com regulagem de profundidade, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos com comandos elétricos, luz de seta nos retrovisores, banco traseiro bi-partido, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas (Hill Holder) e controle de tração.

Cronos Precision  1.8 (automático) – A versão topo de linha do novo sedan-compacto conta com todos os itens da Precision manual e inclui, ainda, paddle shift atrás do volante para trocas manuais de marchas, maçanetas e frisos das portas cromados, piloto automático, apoio de braço para o motorista e volante revestido em couro.

Para essas duas versões, o kit Stile (opcional) conta com rodas em liga leve de 17 polegadas e bancos em couro. Já o kit Tech, oferece ar-condicionado digital, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas (computador de bordo), sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Também são itens opcionais, para as duas: airbags laterais dianteiros e câmera de ré. Importante destacar que a assinatura em LED, opcional para os faróis, não é considerada como DRL (Daytime Running Light). Ou seja, para fins de fiscalização da polícia, não atendem às normas. Os faróis normais (baixos) deverão ser utilizados em rodovias.

Serão oito cores disponíveis para o modelo, sendo: Sólidas – branco, preto e vermelho; Metálicas – prata, cinza, preto e vermelho e Perolizada – branco.

Vei4 - Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - DivulgaçãoA suspensão dianteira do Cronos é do tipo McPherson com barra estabilizadora. Já a traseira, é semi-independente com braços longitudinais e eixo de torção de geometria variável.

No trajeto que percorremos até Lagoa Santa foi possível perceber que o modelo tem um acerto do conjunto mais voltado para uma tocada esportiva, ou seja, mais firme. Porém, a engenharia da Fiat encontrou um bom meio-termo, uma vez que esse acerto não compromete o conforto dos passageiros e do motorista.

Espaço interno não decepciona

Durante a conversa com os executivos da montadora italiana, um dado questionado foi quanto a distância entre-eixos do modelo (2,52 metros), uma vez que ela não foi alterada em relação ao hatch Argo, do qual o Cronos se origina.

Fomos informados que, nos testes realizados, o banco dianteiro foi ocupado por uma pessoa com 1,95 metro de altura, posicionado de acordo com as normas de ergonomia. Atrás dela, no banco de passageiros, uma pessoa com 1,85 metro ficou acomodada com espaço e conforto.

Mais uma vez, no test drive realizado, tivemos a chance de verificar que esses dados são bastante concretos. O modelo oferece um bom espaço interno para as pernas de quem ocupa o banco traseiro, sem incômodos.

Vei3 - Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - DivulgaçãoFalando em medidas, essas são as do sedan Cronos: comprimento – 4,36 metros; altura – 1,51 metro; largura – 1,73 metro e entre-eixos – 2,52 metros. O porta-malas tem espaço para bons 525 litros.

Concorrência – Na apresentação, os executivos da Fiat destacaram, como principais concorrentes do modelo, os seguintes sedans: Volkswagen Virtus, Chevrolet Prisma, Chevrolet Cobalt, Honda City, Hyundai HB20S e Toyota Etios sedan.

O segmento de sedans, como um todo, é muito importante no Brasil para as montadoras. Para que se tenha uma melhor idéia, as vendas, hoje, se distribuem da seguinte forma no mercado automotivo nacional: 40% hatches compactos, 22% sedans (15% compactos e 7% médios), 16% utilitários esportivos – SUV (12% compacto e 4% médios), 13% picapes e 9% outros.

Em relação à concorrência, também houve o questionamento quanto ao fato de a Fiat ainda não disponibilizar um motor compacto turbo, tanto para o Argo quanto para o Cronos.

A resposta foi que a motorização sobrealimentada está sendo desenvolvida e chegará em breve, sem data definida. Mas, por outro lado, entendem que as duas que são disponibilizadas (somadas à 1.0 três cilindros do Argo) são suficientes, nesse momento, para atender às necessidades do mercado.

Vei5 - Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - Divulgação

Fotos: Fiat Chrysler Automobiles (FCA) / Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s