Kicks passa a ser produzido no Brasil

Utilitário esportivo da Nissan conta, agora, com quatro versões de acabamento e câmbio manual

José Oswaldo Costa*      (Publicado no Diário do Comercio – Edição: 07/07/2017)

de Resende (RJ)

Vei1A Nissan informou, em evento realizado na planta de Resende (RJ), que as pouco mais de 20 mil unidades do Kicks, que foram importadas do México desde o lançamento no Brasil, foram totalmente vendidas no País.

Inclusive, houve um boom de vendas no mês de março que abalou os estoques do SUV compacto para os meses seguintes, fazendo com que perdesse espaço na briga do segmento.

Realmente, os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) comprovam isso. Foram 3.501 unidades emplacadas do modelo em março.

Até o fim do de junho, o Kicks acumulou 12.766 unidades vendidas, o que dá uma média de cerca de 2.127 unidades/mês. Esses números, e a limitação imposta pela importação, o colocam na quinta colocação entre os mais vendidos do segmento de utilitários esportivos compactos.

Ele fica atrás do Honda HR-V, do Jeep Renegade, do Hyundai Creta e do Ford EcoSport, líderes nessa ordem. Lembrando que o Kicks foi lançado em julho do ano passado, sendo o carro oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Vei2O SUV já é o modelo da Nissan mais vendido no Brasil. Antes da queda do número de unidades disponíveis, que atrapalharam as vendas, o Kicks chegou a ser o 3º utilitário compacto mais vendido, com 14,9% de market share.

Disposta a melhorar no ranking, a Nissan aposta, agora, na nacionalização do modelo. Até porque, sua produção na planta da montadora em território nacional permite não somente o aumento de unidades disponíveis para o mercado como, também, mais opções de versões.

O Kicks também passa a oferecer outras cores, como o vermelho, além de novas opções com o teto em cor diferenciada. Agora, além da já conhecida carroceria cinza com teto laranja, há outras quatro: prata com teto preto, branco com teto preto, cinza com teto preto e preto com teto cinza.

Além do já conhecido câmbio CVT, o Kicks passa a ter opção pelo câmbio manual de 5 marchas. O motor permanece o mesmo para todas as versões: 1.6 16V capaz de render até 114 cv e 15,5 kgfm de torque.

O consumo na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é de 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina).

Vei4Na estrada, também equipado com câmbio manual, são 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina). Com câmbio CVT, as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com gasolina.

Versões e preços:

S – câmbio manual de 5 marchas (R$70,50 mil): Equipada, de série, com airbag duplo, volante multifuncional com assistência elétrica, freios com ABS, EBD e assistência de frenagem, rádio com entrada para MP3 player, conector USB e Bluetooth, travamento central das portas, vidros dianteiros e traseiros elétricos, entre outros.

Acrescentado R$ 1,2 mil ao preço, o cliente leva o pacote denominado Pack Safety que inclui controles de estabilidade e tração e sistema de partidas em rampas (HSA). As fotos que ilustram essa matéria (Kicks branco e do interior) são dessa versão.

S – câmbio CVT (R$ 79,20 mil): Todos os equipamentos da versão anterior. Nesse caso, o Pack Safety já está incluído no preço. Acrescenta rodas em liga-leve de 16 polegadas e pneus 205/60 R16.

SV – câmbio CVT (R$ 85,60 mil): Vem de série com todos os equipamentos das versões S. Eles são acrescidos de: câmera traseira de ré, chave presencial, botão de partida que elimina a chave, faróis de neblina, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas em liga-leve de 17 polegadas e pneus 205/55 R17, sensor de estacionamento, sistema de navegação integrado ao painel e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, entre outros.

O Pack Plus, que tem o preço de R$ 3 mil, inclui acabamento em couro para os bancos e airbags laterais do tipo cortina.

Vei6SL – câmbio CVT (R$ 94,90 mil): Como de praxe, inclui todos os equipamentos das versões anteriores. Essa versão topo de linha acrescenta acabamento em couro para os bancos, acendimento automático dos faróis, airbags laterais e do tipo cortina, ar-condicionado automático digital, visão de 360º do carro através de 4 câmeras (para-choque dianteiro, traseiro e retrovisores externos), detector de objetos em movimento, controle dinâmico de chassis, maçanetas cromadas, painel multifuncional em HD de 7 polegadas e 12 funções, retrovisores externos automaticamente rebatíveis, entre outros.

Pelo preço de R$ 2,4 mil o comprador pode adquirir o Pack Tech para essa versão, que traz: alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem e faróis dianteiros com assinatura em LED.

A Nissan também passa a disponibilizar uma versão para pessoas portadoras de deficiência (PcD) e para taxistas. Com o nome de S Direct, ao preço sugerido de R$ 68,64 mil, ela vem de série equipada com câmbio CVT, controles de estabilidade e tração, sistema de partidas em rampas, airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica, bancos forrados em tecido, rodas em aço (com calotas) de 16 polegadas, entre outros.

Vei3Interessante essa última versão tendo em vista os números apresentados pela Nissan durante o evento de lançamento na fábrica de Resende. De acordo com a montadora, são cerca de 40 milhões de pessoas, no Brasil, que podem adquirir seu veículo nessas condições (PcD).

E, em 2015, foram apenas 106 mil unidades vendidas para esse público. Mesmo tendo alcançado um aumento de 26,5% na comparação com 2014, o potencial de crescimento é realmente incrível.

O Nissan Kicks nacional, em algumas versões, já estará disponível nas concessionárias da marca ainda nesse mês.

A produção do Kicks no complexo industrial da Nissan, em Resende (RJ), é parte dos investimentos que a companhia vem fazendo no Brasil para aumentar a sua presença no país. Para fabricar o modelo em solo nacional, a Nissan investiu R$ 750 milhões.

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Fotos: Pedro Danthas / Nissan / Divulgação

Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a planta de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil. Trata-se de uma das mais modernas e sustentáveis fábricas da empresa no mundo.

* O jornalista viajou a convite da Nissan

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