Argo, novo hatch compacto da Fiat, chega ao mercado

José Oswaldo Costa*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 02/06/2017)

de São Paulo (SP)

Argo

Foto: Marcos Camargo / FCA – Fiat Chrysler Automóveis / Divulgação

A Fiat apresentou para a imprensa especializada, nessa semana, seu mais novo hatch compacto: o Argo. O modelo, que chega para aposentar o premiado Punto, conta com três opções de motores e três tipos de câmbio. No total, são sete versões.

Durante o lançamento do novo produto, em São Paulo (SP), a diretoria da montadora italiana deixou bem claro quais são os alvos da concorrência para os quais está apontada a mira do Argo: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Fox e Toyota Etios.

O novo modelo chega para disputar mercado no segmento de hatches compactos com o preço acima de R$ 45 mil. Abaixo desse preço, a Fiat já conta com o Mobi, o Uno e o Palio. O presidente do grupo FCA – Fiat Chrysler Automóveis, Stefan Ketter, deixou claro que Argo é o primeiro veículo para “rechear o sanduíche” que tem a picape Toro, no topo, e o Mobi, na base.

Ou seja, tais palavras nos levam a crer que a montadora prepara um substituto para o Bravo (hatch médio), que pode ser o Tipo, lançado recentemente na Europa, ou para o Palio, que se mostra bastante defasado frente aos concorrentes.

Não podemos esquecer que, dentro desse recheio, também há espaço para um sedan-médio, substituto do Linea. Nesse caso, o mesmo Tipo, mas com carroceria sedan.

Argo 3

Foto: FCA – Fiat Chrysler Automóveis / Divulgação

A aposta no Argo é alta, tanto que Ketter chegou a dizer em seu discurso no lançamento que “esse carro é fundamental para a marca Fiat”. Afinal, a montadora perdeu a liderança do mercado nacional para a General Motors e esse quadro vem se mantendo em 2017.

E a situação fica ainda pior se, do total de vendas, tirarmos os números relativos aos chamados comerciais leves (picapes e furgões) e considerarmos somente os automóveis.

Motores e Transmissões – Como dissemos anteriormente, o Argo possui três opções de motores e três de câmbio. Os motores são os seguintes: 1.0 de três cilindros (77 cv e 10,9 kgfm de torque com etanol) 1.3 (109 cv e 14,2 kgfm de torque com etanol) e 1.8 (139 cv e 19,3 kgfm de torque com etanol).

Para o motor 1.0, a opção de câmbio é o manual de 5 marchas. Para o motor 1.3, manual de 5 marchas ou automatizado (GSR). Já o motor 1.8 pode trabalhar em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas ou com o automático de 6 marchas.

O desenho da frente do Argo bebeu na mesma fonte, principalmente os faróis que avançam para as laterais do veículo, do subcompacto Mobi. A grade também é bastante semelhante. O conjunto traz uma (bem-vinda) impressão de esportividade e robustez para o hatch.

Em algumas versões há um friso, em cor diferente da carroceria, que atravessa a base do para choque de uma ponta a outra, localizada abaixo dos faróis de neblina. Na HGT, a mais esportiva, ele é vermelho.

A traseira, com design moderno e esportivo, foi muito bem desenvolvida, trazendo belas lanternas que avançam sobre a tampa do porta-malas. Uma boa sacada da Fiat foi colocar na tampa o nome da marca e, não, o tradicional escudo vermelho. Preencheu de maneira proporcional o espaço destinado para esse fim e ficou diferenciado.

Argo 2

Foto: Marcos Camargo / FCA – Fiat Chrysler Automóveis / Divulgação

No interior, destaque para o bom nível de acabamento e os materiais escolhidos. O painel é bonito e conta com acabamento bicolor (versão esportiva) que utiliza o vermelho para a parte central, que engloba as saídas de ar.

Falando nelas, ponto para a Fiat por ter optado por três saídas centrais. Perfeito para um país tropical como o nosso. O quadro de instrumentos apresenta os dois marcadores tradicionais (velocímetro e conta-giros) e uma tela de TFT entre eles. Dependendo da versão, ela é de 7 polegadas.

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Foto: FCA – Fiat Chrysler Automóveis / Divulgação

A tela do sistema multimídia (também de 7 polegadas), sensível ao toque, foi alojada acima das saídas de ar, de uma forma proeminente que facilita a utilização.

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Foto: FCA – Fiat Chrysler Automóveis / Divulgação

Os cinco ocupantes contam com encostos para a cabeça e cinto de três pontos, em todas as versões.

Preços e Versões da gama do novo hatch

Drive 1.0 – Equipada com motor Firefly 1.0 e transmissão manual de 5 marchas. Nos itens de série, destaque para a direção elétrica progressiva, ar-condicionado, tela de TFT no quadro de instrumentos, duplo airbag, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de partida por botão (dispensa o uso da chave), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas e vidros dianteiros elétricos. Preço: R$ 46,80 mil. Se o comprador optar pelo sistema multimídia (R$ 1.900,00) o preço passa para R$ 48,79 mil.

Drive 1.3 – O motor utilizado é o 1.3, de até 109, cv acoplado ao câmbio manual. Traz os mesmos itens da versão 1.0 acrescidos de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas e sensível ao toque compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, volante com comandos do rádio e telefone e segunda porta USB para os passageiros do banco traseiro. Preço: R$ 53,90 mil.

Drive 1.3 GSR – É equipada com o mesmo motor 1.3. Mas, nesse caso, ele trabalha em conjunto com a transmissão automatizada GSR (Gear Smart Ride). Essa versão traz, a mais, o controle de tração (TC), o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o sistema Hill-Holder para partidas em rampas. O console central conta com um botão com a função Sport para uma condução mais esportiva. Exitem borboletas (paddles shifts) atrás do volante para trocas manuais de marchas. Também é equipada com vidros elétricos traseiros, retrovisores com comandos elétricos, apoio de braço para o motorista e controle de velocidade de cruzeiro. Preço: R$ 58,90 mil.

Precision 1.8 – Utiliza o motor 1.8 e câmbio manual de 5 marchas. Nos itens de série, acréscimo em relação à versão anterior dos faróis de neblina, lâmpadas diurnas em LED, rodas em liga leve de 15 polegadas e banco traseiro bipartido.  Preço: R$ 61,80 mil.

Precision 1.8 AT6 – Mesmo motor 1.8, mas que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de 6 marchas. Acrescenta as borboletas para trocas de marchas, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista e volante revestido em couro. Preço: R$ 67,80 mil.

HGT 1.8 – Essa é a versão esportiva do Argo.  Equipada com motor 1.8 e câmbio manual de 5 marchas.  Na HGT, a tela de TFT no quadro de instrumentos é colorida e de alta definição. A grade dianteira inferior recebe o acabamento vermelho ao qual nos referimos anteriormente. Além disso, traz spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior lateral e na caixa das rodas, ponteira de escapamento esportiva, rodas em liga leve de 16 polegadas e suspensão com calibração mais esportiva. Essa versão traz o acabamento vermelho no painel. Preço: R$ 64,60 mil.

HGT 1.8 AT6 – As fotos que ilustram essa matéria são dessa versão. Mesmo pacote das anteriores acrescido do câmbio automático de 6 marchas e das borboletas no volante. Preço: R$ 70,60 mil.

Opcionalmente, algumas versões podem ser equipadas com airbags laterais para motorista e passageiro do banco dianteiro.

O Fiat Argo já está disponível nas concessionárias da marca. Porém, se o comprador se interessar pela série especial de lançamento Opening Edition (fotos abaixo), limitada a 1 mil unidades, terá que aguardar até o fim de junho. O preço dela não foi informado durante o evento de lançamento.

A expectativa do grupo FCA é comercializar cerca de 5 mil unidades do Argo por ano. O mix de vendas deve ficar da seguinte forma: 75% para as versões Drive (1.0 e 1.3); 10% para a versão Drive GSR; 5% para a versão Precision e 10% para a HGT.

*O jornalista viajou a convite do grupo FCA – Fiat Chrysler Automóveis

 

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