Sexta geração do Chevrolet Camaro chega ao País

José Oswaldo Costa   (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 30/12/2016)

vei1-divulgacao-general-motors-do-brasilDe acordo com a General Motors, desde que o Chevrolet Camaro foi lançado no Brasil, em 2010, já emplacou mais de 5 mil unidades. Agora, o esportivo chega ao Brasil, em sua sexta geração, trazendo várias mudanças.

O Camaro 2017 está, entre outras mudanças, menor: comprimento – 4,78 metros (eram 4,84 metros); largura – 1,89 metro (era 1,92 metro); altura – 1,34 metro (era 1,37 metro) e entre-eixos – 2,81 metros (eram 2,85 metros).

Estruturalmente, o novo Camaro está 28% mais rígido e 83 kg mais leve graças, segundo a Chevrolet, ao uso abundante de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio. A montadora informa que o sistema de suspensão está 12 kg mais leve.

O conjunto dianteiro passa a ser multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo. O traseiro é do tipo independente com cinco braços.

O Camaro de 6ª geração passa a contar com o sistema Drive ModeSelector que oferece quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve e Pista). Através dele, são configurados diversos parâmetros do veículo, desde a sensibilidade do pedal de acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor do ambiente da cabine.

vei3-divulgacao-general-motors-do-brasilNo modo “Passeio”, por exemplo, a iluminação fica azul clara. Passando para o modo “Pista”, a iluminação muda para o vermelho.

O motor permanece sendo um 6.2 V8, porém, totalmente novo. Ele apresenta sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor.

Em relação à potência, o novo propulsor rende até 461 cv, conta os 406 cv da geração anterior. O torque passou de 55,9 kgfm, a 4.400 rpm, para 62,9 kgfm.  O esportivo recebeu, também, sistema de vetorização de torque. Ele utiliza recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Além dos ganhos de potência e torque a GM alega que o modelo está até 20% mais econômico. A tração é traseira.

Esse propulsor é equipado com a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento dos cilindros. Quando não está sendo exigido, como em velocidades de cruzeiro em uma viagem tranquila, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para economizar combustível.

vei2-divulgacao-general-motors-do-brasilOutra novidade no powertrain é a transmissão automática. Na antiga geração, era de 6 marchas.

Agora passa a ser de 8 marchas trazendo, ainda, a possibilidade de trocas manuais por meio de “borboletas” atrás do volante (paddle shifts).

Os freios são de alta performance da marca Brembo, trazendo discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Também está presentes a assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e a frenagem de urgência (PBA).

camaro-10Os pneus, peças fundamentais que colocam o veículo em contato com o solo, também foram alterados. Na geração anterior eram 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR 20 na traseira. Agora, passam a ser 245/40 ZR 20 e 275/35 ZR20, respectivamente. As rodas permanecem sendo de alumínio e com o tamanho de 20 polegadas.

Destaque externo para os faróis, que passam a contar com lâmpada de xenônio e luz diurna de LED. As lanternas traseiras também ganharam assinatura em LED e, a versão SS, novo aerofólio. Esse último passa a ser suspenso, com três pontos de fixação. O downforce traseiro foi elevado em 50% com essa alteração, de acordo com a Chevrolet.

Enquanto a carroceria cupê ganha teto solar elétrico como equipamento de série, a conversível passa a oferecer capota com acionamento retrátil completamente automático. A operação pode ser feita através de comando na chave ou por botão no console, em velocidades de até 50 km/h.

Interior também passou por alterações

Com tantas mudanças, o interior do Camaro não poderia passar em branco. O painel foi completamente modificado. No quadro de instrumentos, entre os tradicionais mostradores do velocímetro e conta-giros, está presente a nova tela de alta definição (8 polegadas) configurável.

vei5-divulgacao-general-motors-do-brasilEla pode exibir informações adicionais de performance, navegação, multimídia e do computador de bordo.

Na parte central do painel, acima das saídas de ar em formato redondo, está alojada outra tela (também de 8 polegadas) sensível ao toque. Ela exibe informações do sistema multimídia (MyLink), com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.

Os comandos do sistema de ar-condicionado, de duas zonas, foram incorporados às molduras das saídas de ventilação centrais. O sistema de freio de mão passa a ter acionamento elétrico.

É uma pena que as alterações feitas tenham “banido” os belos e nostálgicos mostradores que ficavam alojados à frente da alavanca de câmbio, fornecendo informações da pressão do óleo, da temperatura do óleo, temperatura do motor e da bateria. Um charme que deveria ter sido mantido.

vei6-divulgacao-general-motors-do-brasilOs bancos dianteiros ganharam sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três posições de memória, incluindo os retrovisores externos. O volante foi redesenhado, adotando a base reta e trazendo aquecimento.

A partida do motor pode ser feita remotamente (através da chave) ou por meio de botão no painel. Outras novidades são o carregador para celular do tipo wireless, o sistema de som da marca Bose, os 8 airbags, os alertas para movimentação na traseira e de ponto cego, além dos alertas de pressão e temperatura dos pneus.

O novo Chevrolet Camaro chega às concessionárias da marca no primeiro trimestre de 2017 nas versões cupê e conversível. Os preços ainda não foram oficialmente divulgados pela assessoria de imprensa da GM.

camaro-1Porém, no site da Chevrolet, o cupê aparece com preço a partir de R$ 305 mil e, o conversível, a partir de R$ 338 mil. A série especial Fifty, comemorativa aos 50 anos do modelo (fotos dessa matéria e limitada a 100 unidades no Brasil), terá o preço sugerido de R$ 297 mil, de acordo com informações dos bastidores. No site, o Camaro Fifty não tem o preço divulgado.

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Fotos: Divulgação / General Motors do Brasil

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