Parcela de brasileiros que almeja comprar carro em um ano sobe de 40% para 48%, indica Mercado Livre

Da Redação

Pesquisa do Mercado Livre Classificados, encomendada ao Ibope Conecta, aponta que a parcela de brasileiros interessados em trocar de carro em até um ano subiu 20% em relação ao ano passado: passou de 40% para 48% dos brasileiros. A pesquisa foi realizada com 500 respondentes no período de 14 a 20 de outubro em todas as regiões do Brasil.

Entre os entrevistados que já possuem um carro (80% da amostra), a maioria (56%) deseja trocar o carro atual por um zero quilômetro e 24% por um usado. Vinte e um por cento ainda não se decidiram por qual veículo comprar.

Entre os brasileiros que não possuem um carro (20% da amostra), 33% disseram que pretendem comprar um veículo no prazo de um ano, e uma boa parcela (26%) se planeja para adquirir um carro somente daqui a 3 anos. Desta amostra de potenciais novos consumidores de veículos, 31% pretendem comprar um carro novo, e 30%, um usado.

O valor a ser gasto por eles – independentemente do prazo em que pensam em adquirir um veículo – é, para a maioria (69%) de até R$40 mil. Um valor que mostra que o consumidor está um pouco mais seguro para pagar por um automóvel do que no ano passado, quando a mesma pesquisa apontou uma pretensão de gasto de R$ 30 mil.

Oito por cento se disseram dispostos a pagar até R$50 mil em um carro, e apenas 3%, até R$60 mil. Dezessete por cento ainda não sabem o valor que planejam gastar na compra do carro. Na hora de pesquisar por um carro na internet, o computador ainda é mais utilizado do que outros dispositivos, com 90% das menções. Porém, o uso do celular passou a ter 66% das menções neste ano – um crescimento expressivo em relação a 2015, quando representava apenas 26%.

Os entrevistados também mencionaram o uso de tablets (19%) e de SmartTVs para as buscas, com 7%. A maior parte de quem já possui um carro (56%) deseja um zero quilômetro. Já os potenciais compradores estão divididos entre comprar um carro novo (31% dos entrevistados) ou usado (também 31%).

Para o total de entrevistados que não têm carro, preço (87%) e consumo de combustível (74%) são os itens mais importantes na hora da escolha do modelo. Os modelos favoritos dos brasileiros são o hatch e sedã, responsáveis por 76% dos veículos.

O acessório mais indispensável de um carro não é o vidro elétrico (24%) ou a direção hidráulica (63%), mas sim o ar condicionado: o item foi apontado por 68% dos entrevistados como o mais importante.

Os classificados online são a forma favorita de comprar e vender carros para 52% dos internautas. Entre os que já têm carro, 52% compram e vendem por meio de classificados na internet, enquanto 29% preferem utilizar feiras livres e 20% optam por anúncios nos jornais impressos.

Entre os que têm intenção de comprar um carro, 40% compram e vendem pela internet; 29% utilizam feira livre e 18% preferem fazer anúncio em jornal impresso.

“O consumo de carros continua, mesmo em um cenário recessivo. A pesquisa mostra que o motorista planeja e tenta viabilizar a troca de seu veículo para atender uma necessidade real, que é o que movimenta a economia”, afirma Caio Ribeiro, diretor do Mercado Livre Classificados.

A maioria dos internautas que procuram motos (54%) está em busca de uma alternativa para escapar ao trânsito; 34% querem fugir do transporte público; 30% gostam de moto ou usa por hobby; 27% trabalham com moto e 7% usam como segundo veículo para fugir do rodízio municipal (São Paulo).

Dos proprietários de carros, 18% responderam que costumam gastar até R$200 por mês com a manutenção do carro; metade dos entrevistados (50%) gasta entre R$201 e R$500; e 28% afirmaram gastar mais de R$500 todo mês. O levantamento foi realizado entre 14 e 20 de outubro com 500 respondentes das regiões Sudeste (53%), Sul (18%), Nordeste (16%) e Norte e Centro Oeste (13%).

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