Jeep Renegade 2017 traz motor mais potente

Da Redação (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 18/11/2016)

vei1-renegade-divulgacao-fca-studio-cerriO Jeep Renegade é um SUV compacto com plataforma própria, ponto de partida inclusive para modelos maiores. O modelo mantém exclusividades no segmento como motor diesel, câmbio automático de nove marchas, suspensão independente nas quatro rodas, dois tipos de teto solar, entre outras.

A linha 2017 do Renegade já está disponível nas 200 concessionárias da marca com uma série de novidades. As versões equipadas com o motor 1.8 Flex receberam um pacote de evoluções técnicas, com ênfase na eficiência energética.

Bons exemplos disso são o coletor de admissão variável (VIS), a partida a frio sem tanque auxiliar, o sistema Stop/Start, o monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS), o indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos, os chamados pneus “verdes”, alternador e bomba de combustível inteligentes e os óleos de baixo atrito para motor e transmissão.

As alterações no propulsor fizeram o Renegade 1.8 Flex ficar, de acordo com a Jeep, 5% mais potente, rendendo 7 cv a mais. Agora a potência máxima é de 139 cv a 5.750 rpm, com etanol. O torque máximo subiu para 19,3 kgfm a 3.750 rpm e, mais importante, a força é entregue de forma mais linear por toda a faixa de giros.

As alterações resultam em melhor desempenho, maior agilidade nas situações mais corriqueiras de trânsito e menores índices de consumo e de emissões – até 10% a menos, dependendo da versão, ainda segundo a montadora.

Com o coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), o motor 1.8 passou a responder com mais prontidão, algo notado especialmente em baixas rotações.

A Jeep informou que estudos com os consumidores apontam que em 80% do uso urbano o motor opera abaixo de 2.000 rpm. Em resumo, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.

vei2-renegade-divulgacao-fca-studio-cerriEconomia – O sistema Stop/Start contribui decisivamente com a redução do consumo, desligando o motor em paradas de semáforo ou engarrafamentos, e religando assim que se solta o pedal do freio (quando o câmbio é automático) ou a embreagem é pressionada (com a caixa manual). Ao lado do câmbio, uma tecla no console permite desligar o sistema, se o motorista preferir.

Já o sistema eletrônico de partida a frio traz mais economia. O recurso, que aquece o combustível dentro do tubo distribuidor, entra em ação sempre que a temperatura é inferior a 16°C e há mais de 70% de etanol no tanque.

Os pneus “verdes” diminuem a resistência de rolagem, contribuindo em até 2% na redução do consumo de combustível. Além disso, eles geram menos ruído e têm desempenho mais constante ao longo da vida útil.

Outro recurso que o Renegade com o motor 1.8 recebeu foi o modo de condução Sport. Acionando esse botão no painel, logo acima dos comandos do ar-condicionado, o carro não apenas apresenta uma sensação maior de prontidão, como realmente entrega mais desempenho.

O acelerador fica mais direto e, nas versões com câmbio automático de 6 marchas, o ajuste é focado em performance, demorando mais para trocar as marchas, entre outras medidas.

Limited – Com essa motorização, o Renegade passa a ter uma nova versão topo de linha: Limited. Ela tem como maiores diferenciais visuais a pintura prata na grade dianteira, capas dos retrovisores externos e barras de teto.

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Fotos (exterior): Divulgação / Fiat Chrysler Automobiles – FCA / Studio Cerri

O teto é sempre pintado de preto e as rodas de 18 polegadas têm pintura exclusiva. Entre os equipamentos a mais que a versão Longitude 1.8, destaque para: bancos de couro; chave de presença; tela de TFT de 7 polegadas, colorida e configurável no quadro de instrumentos; faróis de xenônio; sensores de faróis e de chuva; rebatimento elétrico dos retrovisores e espelho interno eletrocrômico.

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Preços sugeridos para a linha 2017 do Jeep Renegade:

1.8 Flex (manual – 5 marchas) –  R$ 72,99 mil

Sport 1.8 Flex (manual – 5 marchas) – R$ 79,49 mil

Sport 1.8 Flex (automático – 6 marchas) – R$ 85,99 mil

Longitude 1.8 Flex (automático – 6 marchas) – R$ 90,99 mil

Longitude (teto) 1.8 Flex (automático – 6 marchas) – R$ 97,79 mil*

Limited 1.8 Flex (automático – 6 marchas) – R$ 97,99 mil

Limited (teto) 1.8 Flex (automático – 6 marchas) – R$ 104,79 mil*

Sport 2.0 Diesel 4×4 (automático – 9 marchas) – R$ 115,99 mil

Longitude 2.0 Diesel 4×4 (automático – 9 marchas) – R$ 123,49 mil

Trailhawk 2.0 Diesel 4×4 (automático – 9 marchas) – R$ 136,99 mil

 * versão com teto solar panorâmico

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Fotos (interior): Divulgação / Fiat Chrysler Automobiles – FCA

Entre os itens que o SUV compacto apresenta, podemos destacar: controle anticapotamento (de série em todas as versões); suspensão independente nas quatro rodas; faróis de neblina com função cornering (ligam automaticamente para o lado em que se vira o volante, em baixa velocidade ou durante manobra – de série em todas as versões); ar-condicionado digital de duas zonas (de série na Longitude, Limited e Trailhawk); airbag para os joelhos do motorista (de série na Trailhawk); detectores de pontos cegos (opcional) e duas variedades de teto solar (panorâmico ou removível – opcionais).

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