Honda XRE 190 é uma opção confortável e segura

Rogério Machado* (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 28/10/2016)

vei10-honda-xre190A motocicleta é uma opção de qualidades inegáveis para os tempos atuais. Econômicas e fáceis de manobrar, elas se proliferam tanto nas estradas quanto nos centros urbanos, onde sua presença tem sido mais intensa. Mais de 80% das motocicletas produzidas no País são da marca Honda e, dentro dessa fatia, somente 1% é composto de modelos com cilindrada acima de 300cc.

As motos com motores de 160cc representam metade do mercado da marca, e dentro dele, o modelo de uso misto (on-off road) NXR Bros é o mais vendido. Os números chamavam atenção sobre a existência de um gap entre esta opção e o modelo de uso misto imediatamente acima, a XRE300. Sendo assim, a Honda introduziu, em maio desse ano, a XRE190.

Analisando os gráficos de vendas podemos concluir que a opção foi acertada e, para avaliar na prática o seu desempenho, utilizamos o modelo no dia a dia das ruas e estradas. Uma característica que poucos usuários dedicam atenção é a geometria do chassis. Este aspecto determina o conforto e a manobrabilidade em diversas condições de uso. A distância entre-eixos, por exemplo, pode contar muito sobre as características de uma moto antes mesmo de você dirigi-la.

vei11-honda-xre190O da XRE190 mede 1358mm (43mm maior que a Bros160) e resulta em uma boa estabilidade direcional, favorecendo o seu uso nas estradas sem, portanto, perder a agilidade em baixa velocidade, o que é especialmente útil no trânsito urbano.

Seu raio de curva é de 2,1 metros. A ergonomia é bem definida no que diz respeito à visibilidade do painel LCD e à acessibilidade dos comandos de indicação direcional, faróis e buzina. As manoplas do guidão possuem uma textura fina, mais adequada ao uso de luvas.

vei13-honda-xre190A relação do posicionamento dos pedais e guidão permite um posicionamento confortável e, somada ao assento com altura de 836mm, atende também aos usuários de variadas estaturas sem comprometer o domínio da moto nas paradas. Este aspecto também é facilitado pelo curso de 160mm da suspensão anterior, que se acomoda ao peso. A suspensão traseira é monoshock com 150mm de curso.

As rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira são equipadas com pneus Pirelli MT60 que garantem uma boa performance tanto em superfícies pavimentadas quanto na terra, embora produzam um pouco de ruído no asfalto, evidenciado particularmente no pneu anterior.

A obrigatoriedade da introdução gradativa de freios anti-travamento (ABS) nas motocicletas no Brasil começou a vigorar este ano, com 10% da produção, e deverá atingir a totalidade de modelos em 2019. Este aspecto é um fator marcante na XRE190. Segundo a MAIDS, a Associação de Fabricantes Europeus de Motocicletas, a frenagem inadequada com travamento das rodas anteriores é considerada a maior causa de acidentes.

vei12-honda-xre190Segurança – Outro fenômeno que as estatísticas apontam como causa comum é a frenagem insuficiente na qual o motociclista, buscando evitar um eventual travamento, não pressiona o freio com força suficiente para evitar um acidente. O ABS da XRE190 está instalado na roda anterior, a mais solicitada, que recebe um disco de 240mm. Atrás o freio também é a disco, com 220mm.

O sistema oferece muita segurança e durante as provas exigimos um pouco mais dele, podendo prová-lo em piso de paralelepípedos e em percurso fora de estrada, com cascalho e pedras soltas.

Em ambos os ambientes ele evitou o travamento da roda e, por consequência, uma queda que, mesmo em baixa velocidade, poderia trazer problemas. Com o aumento constante da frota de motocicletas, o órgão estatal regulador da emissão de poluentes, o Conama, introduziu neste ano o PromoT4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares fase 4).

Esta fase do programa observa as emissões evaporativas, ou seja, os poluentes resultantes da evaporação de combustíveis e lubrificantes que vão para a atmosfera a partir da volatilização em seus reservatórios. Segundo Renato Linke, da Cetesb, 10% das emissões evaporativas são causadas pelas motocicletas.

vei14-honda-xre190Nos automóveis este aspecto já é cuidado com os sistemas de vedação do tanque de combustível e do óleo do motor com a queima dos gases evaporados e o mesmo caminho será seguido pelas motos.

Na XRE190, além do novo motor, nota-se a presença deste sistema na vedação do tanque com uma nova tampa a prova de perda de gases que apresenta, também, um design mais harmonioso. O novo motor é da família FlexOne e se mostrou bastante eficiente em qualquer faixa de rotação.

O torque máximo é de 1,66 (álcool) e atende um amplo espectro de utilizações que, somado ao peso de 127 quilos, relativamente baixo, resulta em uma boa performance.

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Fotos: Divulgação / Honda

Injeção Eletrônica – A injeção eletrônica possibilita uma suavidade nas acelerações e contribui para produzir no motor uma resposta sempre rápida. Além disso, o câmbio de cinco marchas está bem casado com o propulsor, preparado para rodar com conforto até a casa dos 90 quilômetros por hora.

Considerando as características das nossas ruas e suas superfícies sempre irregulares com buracos, remendos e valetas, a utilização de uma on-off road já é uma boa opção para o cenário urbano.

Além de superar estes obstáculos com ótimo desempenho em manobras, aliado ao seu peso reduzido, a Honda XRE190 oferece também a possibilidade de trafegar fora de estrada e em estradas de terra com um adicional de conforto proporcionado pela ergonomia, a suspensão bem calibrada e com toda a segurança garantida pelo freio ABS. O preço de R$13,30 mil está compatível com o seu conteúdo e sua performance.

Ficha Técnica:

✔ Motor — Monocilíndrico flex de 184,4cc refrigerado a ar / Injeção eletrônica / Duas válvulas comandadas por eixo no cabeçote

✔ Potência — 16,3cv (G) e 16,4cv (E) a 8500rpm

✔ Torque — 1,66 Kgfm (G) e 1,66 (E) a 5500rpm

✔ Transmissão — Câmbio 5 marchas e tração por corrente

✔ Dimensões — Comprimento 2.075mm; Largura 821mm; Altura 1179mm

✔ Capacidade do tanque — 13,5 litros

*Colaborador

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