Ford Fusion Hybrid: tecnologia e economia

José Oswaldo Costa* (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 28/10/2016)

do Rio de Janeiro / RJ

vei1-fusion-hybrid-divulgacao-ford-do-brasil-wanderley-affonsoA Ford apresentou a linha 2017 do sedan de luxo Fusion, com motores 2.5 bicombustível (167/175 cv) e 2.0 turbo (248 cv), no mês passado. Agora a montadora completa a linha com o lançamento da versão híbrida do modelo. O Brasil recebeu essa versão, pela primeira vez, em 2010.

Desde então, o Fusion se tornou o líder de vendas desse nicho (52% de participação), que concentra diversos segmentos (crossovers, hatches compactos, sedans médios, etc). Segundo a Ford, entre 2013 e 2016, esse mercado teve um crescimento nas vendas de 190%.

Ainda de acordo com a montadora, entre janeiro de 2010 e setembro de 2016, o Fusion Hybrid emplacou 1.810 unidades. Em segunda lugar aparece o Toyota Prius com 876 unidades comercializadas. Outros modelos que constam da lista são: BMW i3 (127 unidades); Lexus CT 200h (115 unidades) e Mitsubishi Outlander PHEV (55 unidades). Os demais modelos, juntos, emplacaram 485 unidades. Números apresentados pela Ford do Brasil.

Atenta à tendência mundial onde os consumidores procuram veículos mais amigáveis ao meio ambiente, a montadora informou que fará um investimento de US$4,5 bilhões, até 2020, para o desenvolvimento da novos modelos eletrificados. Essa estratégia global prevê o lançamento de 13 novos modelos com esse tipo de tecnologia nos próximos quatro anos. O planejamento é feito para que 40% da linha da montadora seja formada por veículos elétricos.

vei2-fusion-hybrid-divulgacao-ford-do-brasil-reinaldo-canatoDurante a apresentação do Ford Hybrid, a montadora foi questionada sobre o por quê de utilizar a tecnologia em um modelo tão grande (sedan de luxo) enquanto, em outros mercados, tudo indica que os veículos elétricos e híbridos serão, em sua maioria, compactos e subcompactos.

A resposta faz sentido quando pensamos nas particularidades do mercado nacional. A Ford entende que tanto os clientes que compram esses veículos quanto o próprio segmento (sedan de luxo) são bastante influentes no mercado em geral. Pode-se dizer que são “formadores de opinião”.

Ou seja, é muito mais fácil um comprador do segmento de compactos se encantar com uma tecnologia (e desejá-la) após associá-la a um segmento que, para ele, é apenas sonho de consumo. Após perceber que veículos de luxo utilizam a tecnologia híbrida, por exemplo, ele terá muito menos barreiras e preconceitos para adquirir um compacto com tecnologia similar.

“O Fusion Hybrid é uma vitrine de tecnologia da marca no Brasil e no mundo. Ele é um exemplo dos avanços da Ford em eletrificação, sustentabilidade, segurança e conforto. Tem um alto conteúdo de inovação e, não por acaso, é um dos produtos com os clientes mais satisfeitos do nosso mercado”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

O objetivo do Fusion Hybrid é entregar a máxima eficiência em consumo com o mínimo impacto em performance. Para tanto, o modelo utiliza um motor 2.0 de ciclo Atkinson de 143 cv e 175 Nm de torque associado com um elétrico que utiliza uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,4 kWh. A potência combinada é de 190 cv.

vei5-fusion-hybrid-divulgacao-ford-do-brasil-wanderley-affonsoAutocarregável, a bateria não necessita de carregamento em rede externa de energia. A garantia que a Ford fornece para ela é de 8 anos. O sistema de freios regenerativos aproveita a energia das frenagens para recarregar a bateria. Ele atua de forma modulada, simulando o freio-motor (marcha reduzida) no primeiro estágio para desacelerar o veículo suavemente. Já nas frenagens bruscas, funciona como os freios convencionais, sem regeneração.

De acordo a montadora, o Fusion Hybrid é capaz de fazer 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. A diferença favorável ao trânsito urbano explica-se pelo fato de que o motor elétrico é muito mais acionado no anda e para das cidades, em trechos lentos, do que na estrada, quando a potência é mais exigida e, dessa forma, o motor à gasolina é mais utilizado.

A transmissão é do tipo CVT e, assim como ocorre nas demais versões da linha 2017, a alavanca do câmbio foi trocada por um sistema seletor rotativo. O modo Low, acionado por um botão no console, ajuda a segurar o carro em descidas usando o freio-motor. Ele mantém a velocidade selecionada pelo motorista e otimiza o carregamento da bateria, atuando como uma marcha reduzida.

Interessante a função de segurança presente nesse câmbio. Se a porta do carro for aberta, o câmbio entra automaticamente no modo de estacionamento (P).

vei3-fusion-hybrid-divulgacao-ford-do-brasil-wanderley-affonso Modelo será vendido somente na versão Titanium

 O Ford Fusion Hybrid será vendido, a partir de novembro, somente na versão topo de linha Titanium. Como principais novidades, traz tecnologias como piloto automático adaptativo com stop and go, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres e estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares.

Também estão presentes os sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento 360 graus, cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.

A lista de equipamentos inclui ainda 8 airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado, faróis full LED, sistema multimídia da versão Sync 3, ar-condicionado de duas zonas,partida remota, teto solar, entre outros. O modelo recebeu nota máxima em segurança dada pelos principais órgãos reguladores dos Estados Unidos.

O painel interativo com é um recurso exclusivo do Fusion Hybrid que permite várias interações com o veículo. Composto de duas telas de LCD configuráveis, de 4,2 polegadas cada, traz informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. O Ecoguide sinaliza quando o motorista está dirigindo de modo mais sustentável, com aceleração suave e sem freadas bruscas, com desenhos de “folhas de eficiência” na tela.

vei4-fusion-hybrid-divulgacao-ford-do-brasil-reinaldo-canatoOutra função é o Ecoselect. Acionado por um botão no console, ele prioriza o consumo de combustível e a redução de emissões, tornando as acelerações mais suaves e otimizando a carga da bateria pelo sistema de frenagem.

O veículo conta também com o modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao sistema multimídia e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. O sistema requer um tempo de duas a quatro semanas de uso para processar os registros e otimizar as rotas, reconhecendo a topografia e velocidade de cada trecho.

A grade dianteira com controle ativo é um novo recurso que aumenta a eficiência aerodinâmica e a economia de energia. Ela se fecha automaticamente quando não há necessidade de refrigerar o motor para reduzir o arrasto de ar.

As novidades no visual incluem a grade dianteira cromada, molduras e faróis full LED com luz diurna de assinatura e lanternas traseiras de LED com desenho unido por um friso cromado. Há também o aerofólio integrado na tampa e ponteiras duplas de escapamento cromadas. O modelo oferece sete opções de cores: branco, preto, azul, vermelho, cinza e duas tonalidades de prata.

Os bancos são revestidos em couro microperfurado contam com ajuste elétrico de 10 posições e memória para motorista e passageiro, além de sistema de aquecimento e refrigeração.

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Fotos: Divulgação / Ford do Brasil / Reinaldo Canato / Wanderley Affonso

O preço sugerido pela Ford para o Fusion Hybrid Titanium é R$159,50 mil. Para fins de comparação, apresentamos os preços de alguns concorrentes citados anteriormente: Toyota Prius Hybrid 1.8 16V – R$122,98 mil; BMW i3 Rex E Drive Full – R$222,62 mil; Lexus CT200h 1.8 16V Hybrid – R$149,90 mil e Mitsubishi Outlander PHEV Hybrid 2.0 16V 4×4 – R$201,92 mil. Preços consultados na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

*o colaborador viajou a convite da Ford do Brasil

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