Hyundai ix35 – líder precisa de ajustes

José Oswaldo Costa (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 21/10/2016)

GEDSC DIGITAL CAMERAO ix35 é líder no segmento de utilitários esportivos médios, apesar de não ter alcançado os números pretendidos pela montadora quando foi feita sua última reestilização. Naquele momento, a expectativa de vendas da Hyundai CAOA girava em torno de 1.700 unidades/mês.

Porém, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV emplacou, de janeiro a setembro desse ano, 8.255 unidades. Ou seja, média mensal de cerca de 917 unidades.

Mesmo assim, ele dá um verdadeiro “banho” na concorrência. No mesmo período, o segundo colocado do ranking, Mitsubishi ASX, comercializou 3.673 unidades (cerca de 408 unidades/mês). Na terceira posição aparece o Kia Sportage com 2.995 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano (algo em torno de 332 unidades/mês).

Outros concorrentes do modelo sul coreano são Honda CR-V, Toyota RAV4 e o recém-lançado Jeep Compass. DC Auto recebeu, para avaliações, a versão topo de linha do Hyundai ix35 (chamada de Top). As mudanças de design surtiram efeito. O modelo está muito mais belo e com um desenho bem resolvido, agradável. Ficou mais moderno e com um toque esportivo.

Produzido na planta da montadora em Anápolis (GO), o utilitário apresenta para-choque dianteiro redesenhado, com nova grade do radiador, que ganhou três filetes e moldura cinza em formato hexagonal. Mesma cor, aliás, do spoiler central que fica posicionada abaixo da placa e dá aquele “ar” mais off-road e esportivo. Os faróis receberam projetores e luzes diurnas em LED.

GEDSC DIGITAL CAMERAOs faróis de neblina têm novo desenho e apresentam molduras na mesma cor da que está presente na grade (cinza). Tudo isso trouxe, como resultado, uma dianteira bonita, marcante, mas sem exageros estilísticos. As belas rodas de 18 polegadas também ganharam novo desenho e as portas receberam protetores, na cor preta, que fazem um bonito conjunto visual com a parte inferior do pra-choque traseiro. Na traseira, a novidade são as novas lanternas que, na versão avaliada, receberam LED.

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O Hyundai ix3 utiliza motor 2.0 16V, bicombustível, capaz de render 157/167 cv (gasolina/etanol). Definitivamente, não faz feio e é suficiente para a proposta urbana-familiar do modelo. Na estrada, leva o SUV aos 110 km/h sem dificuldade e garante ultrapassagens tranquilas. Abastecido com etanol, o torque é de 20,6 kgfm a 4.700 rpm. Com gasolina, o torque é de 19,2 kgfm, também a 4.700 rpm.

Porém, em outros mercados, o SUV já conta com um moderno motor 1.6 turbo de 175 cv e transmissão automatizada de sete marchas. Por aqui, continuamos tendo a automática de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais na própria alavanca. Além disso, lá fora, o interior também foi todo modificado, o que não ocorreu com o “nosso” ix35 na reestilização.

O rodar é macio e confortável, na medida certa. A carroceria não apresenta tendência à rolagem em curvas feitas em maior velocidade. Além da suspensão traseira do tipo multilink, que ajuda muito nesse quesito fazendo com que o modelo ganhe apoio e aderência nas curvas, também estão presentes na versão Top os controles de tração e estabilidade.

A direção elétrica progressiva é boa em manobras e um pouco leve demais em velocidades mais altas. Mas nada que comprometa a segurança da condução. Pras os freios, o ix35 utiliza, nas rodas dianteiras, discos duplos ventilados e, nas traseiras, discos sólidos. Eles contam com sistemas ABS e EBD.

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Espaço interno é destaque

Chama atenção o espaço interno, bom para cinco ocupantes. O que vai ao meio tem a vida facilitada pelo fato do piso central ser plano. Todos os passageiros contam com encostos para as cabeças, porém, o cinto de segurança traseiro central é do tipo abdominal. Lapso imperdoável para qualquer montadora. Ainda mais nesse tipo de segmento, mais familiar. E o deslize não termina aí: não há sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

O acabamento é bom, mas um pouco abaixo do que se espera para o preço do utilitário. Os materiais são de qualidade e não há rebarbas. O painel traz, em algumas partes, material emborrachado. Mas os plásticos rígidos estão presentes. Os bancos são forrados com couro, mesmo material utilizado no volante e no acabamento da manopla do câmbio. O do motorista conta com regulagens elétricas e para a lombar.

GEDSC DIGITAL CAMERAPartes do volante (multifuncional), do câmbio, do sistema multimídia e das saídas de ar centrais receberam acabamento prateado, o que aumenta a sensação de requinte. A partida é feita por meio de botão no painel e dispensa o uso da chave. O ar-condicionado digital é de duas zonas e há saídas (no console central) para os passageiros do banco traseiro.

Quadro de instrumentos, sistemas multimídia e de ar-condicionado receberam iluminação na cor azul. Falando no primeiro, ele é simples e funcional: conta-giros no lado esquerdo e velocímetro no direito. Entre eles, temperatura e medidor do tanque de combustível são digitais, bem como o computador de bordo – com, apenas, três funções: distância percorrida, velocidade média e cronômetro. Esqueça o consumo médio, ele não é medido. Outro deslize.

GEDSC DIGITAL CAMERAO sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, concentra informações de áudio (rádio, CD, DVD e MP3), do GPS, telefonia e câmera de ré. O modelo é equipado com entradas USB e auxiliar. Sensor de estacionamento está presente, mas somente o traseiro. Quanto à segurança, destaque para os já citados controles de tração e estabilidade, para os seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo cortina), assistente para declives (mantém a velocidade em descidas muito íngremes) e as barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas.

GEDSC DIGITAL CAMERAO Hyundai ix35 conta com garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem. O preço dessa versão topo de linha chega quase a R$140 mil.

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Fotos: José Oswaldo Costa

Ficha Técnica

 ✔ Velocidade máxima — 181 km/h (etanol)

✔ 0 a 100 km/h — 10,8 segundos (etanol)

✔ Potência — 157/167 cv (gasolina/etanol)

✔ Consumo Médio – ND*

✔ Distância entre eixos — 2,64 metros

✔ Comprimento — 4,41 metros

✔ Largura — 1,82 metro

✔ Altura — 1,69 metro

✔ Capacidade do porta-malas — 728 lts**

✔ Capacidade do tanque — 58 litros

✔ Pneus/ Rodas — 225/55 R18 / Liga leve 18 polegadas

 *Não Disponível **A Hyundai faz a medição até o teto do veículo

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