Audi A6: quando luxo e desempenho estão juntos

José Oswaldo Costa (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 14/10/2016)

GEDSC DIGITAL CAMERA

O Audi A6 é um sedan executivo vendido, no Brasil, nas versões Ambiente e Ambition. A primeira é equipada com motor 2.0 turbo de 252 cv e 370 Nm de torque. Com ele, o modelo leva 6,7 segundos para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

A Ambition é a versão topo de linha e utiliza motor 3.0 turbo de 333 cv e 440 Nm de torque. O tempo para acelerar de 0 a 100 km/h é de 5,1 segundos. A velocidade máxima também é limitada em 250 km/h. Esse motor V6 utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V, entre as duas bancadas de cilindros, para comprimir o ar na admissão.

Em situações de baixa e média rotação (com pouca exigência do motor), uma embreagem eletromagnética desativa o compressor. O propulsor apresenta, ainda, dupla injeção de combustível, além de comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis, tudo para reduzir o atrito interno.

Tanto o Audi A6 Ambiente quanto o Ambition utilizam transmissão automatiza de sete marchas (S Tronic) de duas embreagens.

GEDSC DIGITAL CAMERADC Auto recebeu, para avaliação, o Audi A6 Ambition 3.0 V6 quattro. Como o nome revela, o modelo é equipado com a tradicional tração integral, sob demanda, da marca. Tivemos a oportunidade de utilizar o sedan pelas estradas de Minas Gerais, percorrendo mais de mil quilômetros. Além do luxo e do acabamento interno se sobressaltarem, bem como o ótimo espaço para os ocupantes, salta aos olhos seu desempenho comparável ao de modelos esportivos.

O rodar é macio e muito confortável, assimilando qualquer irregularidade do piso. E mesmo sendo um veículo de grandes proporções (ver ficha técnica), apresentou ótimo desempenho em trechos com muitas curvas fechadas. Impossível não se sentir seguro, também, com tanta potência disponível para realizar ultrapassagens.

Quando o motor é exigido, a rápida resposta ao pedal do acelerador faz com que os ocupantes “colem” aos seus bancos. Para quem aprecia, sensação muito gostosa. E mesmo com esse formidável desempenho, todo luxo e conforto necessários a um sedan executivo estão presentes. É uma mistura de estilos bastante interessante.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O A6 foi renovado e apresenta mudanças no design. A moldura da grade do radiador está mais larga e o conjunto ganhou um elegante acabamento cromado. O para-choque dianteiro foi redesenhado. As tomadas de ar nas suas extremidades passam a ser interconectadas e também receberam moldura cromada.

Os faróis foram alterados, ficando mais modernos, e, na versão avaliada, são totalmente em LED, o que aumenta a eficiência da iluminação e a vida útil, além de apresentar menor custo de manutenção. Na versão Ambiente, os faróis são de xenônio.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Na traseira, as lanternas são novas, com luzes de LED, e estão mais estreitas. A borda da tampa do porta-malas recebeu um friso de alumínio. Nas extremidades do difusor de ar (na cor preta), na parte mais baixa do para-choque, foram instaladas as novas ponteiras de escapamento, com formato trapezoidal que reforça a aparência de largura do carro.

As saias laterais foram redesenhadas, trazendo contornos mais fortes.  As caixas das rodas são grandes e bem definidas. Os frisos das janelas passam a contar com acabamento preto brilhante (black piano) e as belíssimas rodas em liga leve de 19 polegadas também são novas. As rodas são de 18 polegadas na versão de entrada.

Segurança e eficiência também presentes:

O interior traz o primoroso acabamento da Audi, com muito bom gosto. Materiais belos e de qualidade chamam a atenção. O acabamento com aparência de alumínio está presente na parte central do painel, inclusive abaixo do quadro de instrumentos, no console central e emoldurando as maçanetas das portas, que também são do mesmo material.

Os bancos são revestidos com couro Milano e apresentam regulagem elétrica com duas memórias de posição. Na unidade avaliada, eram na cor preta, mas o comprador pode optar pelo bege, pelo marrom ou pelo cinza. Na versão Ambiente, o revestimento é feito com material sintético. À noite, o modelo conta com iluminação ambiente (em LED) para o interior.

GEDSC DIGITAL CAMERA

As duas versões trazem, de série, o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação. Também estão presentes os sistemas Audi Connect, para smartphones, e Bluetooth. A versão avaliada apresenta sistema de som da marca Bose (que inclui DVD Player) e traz 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer. São 472 watts de potência.

O quadro de instrumentos é simples, elegante e funcional. Entre o velocímetro e o conta-giros está instalado o display colorido, de sete polegadas, que concentra todas as informações e regulagens mais importantes do carro. Temperatura do motor e marcador de combustível são digitais.

GEDSC DIGITAL CAMERA

A tela do sistema multimídia fica embutida no painel, acima das saídas de ar centrais. Ao ser ligado, através dos comandos alojados no console central, ela emerge automaticamente. O sistema traz mapas em 3D, disco rígido de 20 gigabytes para armazenamento de música nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O ar-condicionado é de duas zonas independentes, com saídas para o banco traseiro, e o sedan executivo conta com teto solar elétrico.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fotos: José Oswaldo Costa

O A6 Ambition possui o prático head-up display, com algumas informações sendo projetadas no para-brisa evitando, assim, que o condutor tire sua atenção do trajeto. São projetados dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro e mensagens de advertência. O modelo é equipado, ainda, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Falando do controle de cruzeiro, ele é adaptativo e mantém distância constante do veículo que trafega à frente. Isso é possível pela presença de um radar que ajusta a velocidade. A velocidade e a distância são programadas pelo motorista.

As duas versões do Audi A6 são equipadas com seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo cortina) e controles de estabilidade e tração. O sistema Audi Drive Select oferece ao condutor a possibilidade de alterar as características do motor, da transmissão, da direção e de outros sistemas. Ele conta com cinco modos: efficiency (eficiência); comfort (conforto); auto (automático); dynamic (dinâmico) e individual. No último, o motorista altera cada parâmetro da maneira que achar melhor.

A versão avaliada também trazia entre seus itens o assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, indicador de fadiga do motorista, alerta de ponto cego e sistema de visão noturna.

De acordo com os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas, nesse ano, 152 unidades do Audi A6 (até ontem). Na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do Audi A6 Ambition 3.0V6 quattro é R$357,96 mil. Já a versão Ambiente 2.0 TFS,I tem o preço de R$271,10 mil na mesma tabela.

 *Mais fotos do Audi A6 no: www.flickr.com/photos/detalhauto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s