Volkswagen – Família TSI é ampliada

José Oswaldo Costa* (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 30/09/2016)

de São Paulo / SP

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Foto: Divulgação / Volkswagen / Pedro Danthas

O up! recebeu uma grande “injeção de ânimo” nas vendas quando passou a ter a opção pelo motor 1.0 TSI, de 3 cilindros, turbo. Prova disso é que, quando foi lançado, os executivos da Volkswagen esperavam que a venda das versões com essa motorização chegasse a 20% da gama. A aceitação do mercado foi tamanha que, hoje, o up! TSI é responsável por 50% do volume total.

Atenta a esse belo resultado, a montadora alemã resolveu ampliar o leque de opções da “família” TSI. A partir de agora, os consumidores brasileiros podem comprar o Golf 1.0 TSI, a Golf Variant 1.4 TSI e o Tiguan 1.4 TSI.

Dentre esses, o mais aguardado pelo mercado era o Golf. O modelo foi lançado em 1974 e, desde então, vendeu mais de 30 milhões de unidades no mundo. No Brasil, chegou em 1994 e já emplacou cerca de 390 mil unidades. A atual geração foi lançada em 2014.

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Foto: Divulgação / Volkswagen / Pedro Danthas

O motor que equipa o Golf 1.0 TSI é o mesmo do up!. Porém, com as alterações pelas quais passou, ele entrega 116/125cv (20,4 kgfm de torque) enquanto, o do compacto, tem potência de 101/105 cv (16,8 kgfm de torque). Gasolina e etanol, respectivamente. O câmbio escolhido foi o manual de 6 marchas para essa versão do Golf que é baseada na Comfortline.

Está enganado quem imagina que o motor 1.0 turbo seja fraco para o compacto médio. De acordo com a VW, ele leva 9,7 segundos para sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h. A velocidade máxima é de 194 km/h (etanol). Ainda segundo a montadora, os números de consumo são os seguintes: gasolina – 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada; etanol – 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

A segurança não foi deixada de lado e o Golf 1.0 turbo conta com controles de estabilidade e tração. Os freios são a disco nas quatro rodas. Além disso, o veículo vem equipado com 7 airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista).

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Imagem: Divulgação / Volkswagen

Dentre os itens de série, destaque para a direção elétrica (volante revestido de couro), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travamento central por controle remoto, rodas em liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, freio de estacionamento com o sistema Hill Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos com ajuste elétrico (aquecíveis) e luz de seta integrada.

O sistema multimídia, também de série (Composition Media) apresenta tela de 6,5 polegadas sensível ao toque e reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

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Foto: Divulgação / Volkswagen

Há três pacotes de opcionais disponíveis para o Golf Comfortline TSI. O Elegance traz volante multifuncional revestido de couro, controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas com pneus 225/45 R17, sensor de chuva, sistema coming&leaving home e retrovisor interno eletrocrômico.

O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance um sistema diferenciado de multimídia que conta com navegação por GPS (Discover Media). O pacote Comfort pode ser combinado a qualquer um dos anteriores e inclui ar-condicionado digital de duas zonas e revestimento de couro para os bancos. O teto solar está disponível para ser acrescido aos três pacotes.

A Volkswagen oferece 8 opções de cores para o Golf Comfortline TSI e o preço sugerido é R$74,99 mil. As vendas iniciam-se em novembro.

Tiguan e Golf Variant

Os dois modelos passam a oferecer a mesma opção de motor: 1.4 TSI de 150cv e 25,4 kgfm de torque (com gasolina ou etanol). Para o SUV Tiguan, a escolha da VW foi pelo câmbio automatizado (DSG) de 6 marchas. No caso da perua Golf Variant, a opção foi pelo automático, também de 6 marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca de câmbio ou por meio de “borboletas” no volante.

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Foto: Divulgação / Volkswagen / Ingo Barenschee

Como o foco do Tiguan 1.4 TSI é o custo-benefício, ele possui somente tração 4×2. A 4×4 está disponível para a versão equipada com motor 2.0 TSI, que continua a ser vendida. O modelo é 84 quilos mais leve nessa nova versão.

Assim como no caso do Golf, o desempenho desse motor não faz feio: 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Quanto à segurança, é equipado com 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) e controles de tração e estabilidade.

Dentre os itens de série, podemos destacar o sistema Start/Stop, direção com assistência elétrica, rodas em liga leve de 17 polegadas com pneus 235/55, oito alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro (com ajustes de distância e profundidade), computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e sensor de estacionamento.

Opcionalmente, o utilitário pode ser equipado com o pacote Elegance, que acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus 235/50 R18, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera de ré, sensor de chuva, entre outros. Também há opção pelo teto solar panorâmico. O preço sugerido para a versão única é R$125,99 mil.

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Foto: Divulgação / Volkswagen

O desempenho da Golf Variant 1.4 TSI é um pouco superior ao do Tiguan. Segundo a VW, ela alcança os 207 km/h de velocidade máxima e leva 9,1 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h (com etanol). A perua será vendida em duas versões: Comfortline (R$101,88 mil) e Highline (R$113,29 mil).

A Comfortline traz como equipamentos de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, rodas em liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/55 R16, freio de estacionamento com o sistema Hill Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos com ajuste elétrico (aquecíveis) e luz de seta integrada. Há opção por rodas de liga leve de 17 polegadas (pneus 225/45 R17).

A versão topo de linha Highline oferece os mesmos itens acrescidos de ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro, lanternas de LED, volante multifuncional e sensores de chuva e luminosidade.

Opcionalmente, essa versão pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas e capacidade para realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay. O modelo oferece, de série, a possibilidade de seleção do perfil de direção com quatro modos (Normal, Sport, Eco e Individual).

A perua também se destaca pela segurança: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, distribuição eletrônica de frenagem, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança e freios com sistema de frenagem automática pós-colisão. Ainda há o sistema de monitoramento frontal por meio de radar (para evitar colisões), detector de fadiga e a mais nova versão do sistema de assistência de estacionamento capaz de auxiliar as manobras em vagas paralelas e perpendiculares.

*o colaborador viajou a convite da Volkswagen do Brasil

 

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