Jaguar F-Pace é o 1º modelo SUV da marca inglesa

José Oswaldo Costa* (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 26/08/16)

de Lagoa Santa e Brumadinho / MG

Vei24 - Divulgação - Jaguar - Fernanda FreixosaO belo utilitário esportivo F-Pace marca a entrada da Jaguar nesse segmento e foi apresentado, globalmente, em maio. Agora, o modelo passa a ser o mais novo integrante desse concorrido nicho de mercado no Brasil.

A montadora escolheu as bucólicas montanhas mineiras para fazer o lançamento oficial do F-Pace, com trechos de teste drive percorridos entre as cidades de Lagoa Santa e Brumadinho, em asfalto e off road.

De acordo com informações dos diretores presentes ao evento, entre janeiro e julho deste ano, a Jaguar obteve um crescimento de 69% nas suas vendas mundiais na comparação com o mesmo período de 2015.

No Brasil, na comparação dos mesmos meses, o crescimento foi ainda maior, da ordem de 79%. Hoje, o País conta com 35 concessionárias e as projeções são para 42 até o fim do próximo ano.

Com isso, o F-Pace, um SUV médio premium, carrega toda a expectativa da marca para que o crescimento seja mantido. A empresa espera que ele obtenha o mesmo sucesso do “primo” Range Rover Evoque, grande sucesso da Land Rover por aqui e responsável por captar novos clientes.

Vei25 - Divulgação - Jaguar - Fernanda FreixosaTanto que foi dito, no lançamento, que as projeções são de que cerca de 90% dos compradores do F-Pace sejam de novos clientes, ou seja, de consumidores que experimentam, pela primeira vez, a compra de um veículo Jaguar. Desse total, dois terços deverão ser homens, em uma faixa etária entre os 35 e 45 anos, concluíram os diretores.

O F-Pace conta com estrutura produzida em alumínio (80%), a mesma utilizada nos modelos XE e XF. Para desenvolvê-la, foram gastos 1,5 bilhão de libras. A versão que utiliza motor 2.0 pesa 1.775 kg enquanto, as com motor 3.0, pesam 1.851 kg. O coeficiente aerodinâmico é de 0,34, muito bom para um utilitário esportivo.

Falando em motores, o F-Pace apresenta três opções: 2.0 turbo diesel com injeção Common Rail, de 180 cv e 430 Nm de torque; 3.0 V6 à gasolina de 340 cv e 450 Nm de torque; e 3.0 V6, também à gasolina, de 380 cv (450 Nm de torque). Esse último leva o modelo, da imobilidade aos 100 km/h, em apenas 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada, eletronicamente, em 250 km/h.

Todos eles trabalham em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas. Para as trocas manuais, estão presentes os paddle shifts (borboletas) atrás do volante.

A suspensão dianteira é double-wishbone, a mesma do F-Type. Na traseira, sistema Integral Link, sendo que as molas e amortecedores são dispostos separadamente. A tração é integral, com torque sob demanda. Em condições normais de utilização, ele é 100% concentrado na traseira.

Vei26 - Divulgação - Jaguar - Fernanda Freixosa

Fotos: Divulgação / Jaguar / Fernanda Freixosa

Um sistema muito interessante, que tivemos a oportunidade de experimentar em uma íngreme descida de terra e cascalho solto, é o All Surface Progress Control (ASPC). Em terrenos escorregadios, como gelo ou grama molhada, por exemplo, o condutor controla apenas o volante. Acelerador e freio são controlados pelo ASPC. Ele opera em velocidades entre 3,6 km/h e 30 km/h.

O modelo oferece diferentes tipos de condução, sendo que o motorista pode optar pelo modo dinâmico ou pelo normal. São alterados os funcionamentos da transmissão, da direção e da aceleração. Um grande diferencial é que a alteração de cada item pode ser feita separadamente optando-se, por exemplo, por uma transmissão dinâmica, mas com a direção normal. Tudo através da tela touchscreen do sistema de entretenimento, localizada no centro do painel.

Design e interior – A dianteira do SUV apresenta três entradas de ar bastante largas, com a grade na cor preta. Os faróis contam com assinatura em LED e, em conjunto com os vincos do capô, ressaltam um aspecto moderno e agressivo. Na traseira, principalmente nas lanternas, enorme influência do esportivo F-Type.

O interior traz todas as características esperadas de um modelo premium: muito conforto, requinte, materiais de qualidade superior e acabamento impecável. Um bom exemplo é a utilização, em algumas versões, de couro Windsor nos bancos, portas, painel e volante.

Vei27 - Divulgação - Jaguar

O painel de instrumentos das versões topo de linha é totalmente digital, em TFT, e com 12,3 polegadas. O sistema de entretenimento InControl Touch Pro, com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, também é exclusivo dessas versões (nas demais, a tela é de 8 polegadas).

Vei28 - Divulgação - Jaguar

O sistema de som que o acompanha é da tradicional marca inglesa Meridian, com 17 alto-falantes, 825 watts de potência e apenas 0,5% de distorção. Para que se tenha uma idéia do que isso significa, de acordo com a Jaguar, a maioria dos veículos com som premium apresenta entre 5% e 10% de distorção.

Ele conta, ainda, com um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Os mapas do GPS podem ser visualizados em 2D ou 3D.

Preços e versões – O Jaguar F-Pace será vendido no Brasil, a partir de setembro, em três versões principais: a de entrada Prestige, com motor 2.0 diesel ao preço sugerido de R$309,70 mil; a intermediária R-Sport, com motor 3.0 V6 (340 cv) e preço sugerido de R$360,90 mil e a topo de linha S, que traz o motor 3.0 V6 mais potente (380 cv), ao preço sugerido de R$406,30 mil. Os brasileiros também terão a opção de uma versão limitada (19 unidades) que recebeu o nome de First Edition e que conta com o motor de 380 cv, além de um acabamento diferenciado e apelo ainda mais esportivo (R$416,40 mil).

Alguns itens de série para todas as versões: tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, paddle shifts, sistema de vetorização de torque, tecnologia stop-start para economia de combustível, teto panorâmico (pode ser fixo ou móvel, dependendo da versão) entre outros. As rodas em liga-leva podem variar entre 18 e 22 polegadas.

Um opcional muito interessante é a Active Key. Trata-se de uma pulseira totalmente emborrachada e discreta que funciona como chave. Ao parar o carro para praticar uma corrida ou tomar um banho de cachoeira/mar (ela é totalmente a prova d’água e não utiliza baterias), por exemplo, o proprietário pode deixar a chave do F-Pace dentro dele.

28/08 - 12:25

Fotos: Divulgação / Jaguar

A pulseira desativa a chave completamente – para que, no caso de alguém arrombar o veículo, não possa utilizá-la – e trava todas as portas. Para isso, basta aproximá-la da letra J do nome da marca fixado na tampa do porta-malas. Para destravar o carro, o procedimento é o mesmo. Muito prático.

O Jaguar F-Pace tem 4,73 metros de comprimento, 2,18 metros de largura (incluindo os retrovisores) e 2,87 metros de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 508 litros.

 *o colaborador viajou a convite da Jaguar

 

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