Subaru Forester XT: razão com muita emoção

José Oswaldo Costa* (Publicado no Diário do Comércio)

GEDSC DIGITAL CAMERAA Subaru é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries (FHI), empresa japonesa que atua em diversas áreas de tecnologia. A FHI é líder do setor automotivo no Japão e seus veículos têm como foco principal a segurança.

No Brasil, a marca está presente desde 1998 através das importações oficiais realizadas pelo grupo CAOA. Todos os modelos vendidos no Brasil (Impreza, XV, Forester, Legacy, Outback e WRX) contam com a tração 4×4 AWD (All Wheel Drive), mais uma vez, demonstrando a preocupação da montadora com a segurança na condução.

DC Auto recebeu, para avaliação, o utilitário esportivo (SUV) Forester XT Turbo. Tivemos a oportunidade de rodar mais de 1.000 quilômetros com ele por estradas do interior de Minas Gerais. De início, devemos ressaltar que, como um belo exemplar da competente indústria automotiva japonesa, o Forester é concebido de forma racional e, não, emocional. Isso porque, no seu interior, o motorista não encontrará mimos desnecessários.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Tudo nele é funcional e criado para atender com extrema facilidade às necessidades de quem o conduz. O acabamento é esmerado, elegante e sóbrio, com materiais de qualidade superior. Um bom exemplo são os bancos, bastante ergonômicos, revestidos em couro. Aliás, o do motorista conta com regulagens elétricas.

Partes do painel, do volante, do console central e dos botões de acionamento do sistema de ar-condicionado receberam alumínio. Também são feitos com esse material os pedais esportivos.

No painel central, acima das saídas de ventilação, está localizado o display multifuncional que monitora de forma detalhada as condições de rodagem do Forester. São informações da tração integral, da forma como o motorista está pressionando o pedal de acelerador (o que auxilia na economia de combustível), pressão do turbo, temperatura do óleo, autonomia, consumo instantâneo, entre outras. É possível escolher entre várias opções de visualização.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O display divide a monitoração do SUV com as informações digitais do sistema de ar-condicionado (de duas zonas), que aparecem lado esquerdo da tela. Os três comandos do sistema de ventilação ficam localizados abaixo do áudio.

O quadro de instrumentos conta com o velocímetro à direita e o conta-giros à esquerda. Dois mostradores simples e elegantes. Entre eles, o computador de bordo.

Junto com os modelos Impreza sedan e XV, o Forester 2016 passa a contar com o novo sistema de áudio da Subaru, com tela de 7 polegadas, uma novidade para os veículos da marca comercializados no Brasil.  Ele é de fácil leitura e bastante intuitivo, trazendo informações do sistema de som e de telefonia.

A qualidade do som, da tradicional marca norte-americana Harman Kardon, é acima da média, sendo reproduzido por oito alto-falantes. A Subaru deixa claro que se trata de um sistema de áudio e, não, de multimídia. Afinal, ele não oferece um GPS, por exemplo.

O volante multifuncional é novo e apresenta três raios. Foram redesenhados os comandos do rádio, do viva-voz, do controle de velocidade de cruzeiro e do sistema SI-Drive. Ele apresenta regulagens de altura e profundidade.

GEDSC DIGITAL CAMERA

 

Impressiona o espaço interno do Forester. Cinco adultos se acomodam com conforto e o espaço para as pernas no banco traseiro chama a atenção. Todos contam com cintos de segurança de três pontos e encostos para a cabeça.

O sistema SI-Drive (acionado por botões no volante) oferece ao motorista três opções de condução: modo inteligente, voltado para a economia de combustível; modo Sport, que apresenta maiores torque e potência e pode simular uma transmissão de até seis marchas e modo Sport Sharp, que disponibiliza todo o torque e potência e simula um câmbio de até oito marchas.

Motor Boxer tem baixo centro de gravidade e proporciona mais estabilidade

Os motores Boxer se diferenciam dos demais pela disposição dos cilindros, que ficam deitados (cilindros horizontalmente contrapostos). Seu grande aliado é o baixo centro de gravidade que oferece, como conseqüência, mais estabilidade e controle sobre o veículo. Não menos importante é que ele ocupa menos espaço longitudinal, tem menos vibrações e é bastante confiável. Talvez, seu único inconveniente seja o fato de ser inadequado para utilizar mais de seis cilindros.

Uma curiosidade sobre esse motor é o nome, originado justamente da posição diferenciada dos cilindros que, em funcionamento, lembram os punhos de um lutador de boxe em ação.

O Subaru Forester XT Turbo utiliza um motor Boxer 2.0 16V de quatro cilindros, comando de válvulas variável e injeção direta de combustível. O bloco do motor e o cabeçote são em alumínio. Ele é capaz de gerar 240 cv de potência e um torque de 35,7 kgfm a 3.600 rpm. Ele trabalha em conjunto com um câmbio CVT (Lineartronic). Quando colocado na posição para trocas manuais, essas somente podem ser feitas através dos paddle shifts (borboletas) localizados atrás do volante.

Como dissemos no início, a principal preocupação é com a segurança. O Forester XT Turbo conta com seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios ABS com quatro canais, distribuição eletrônica de frenagem, barras de proteção nas portas, assistente de partidas em rampas e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Rodando – O sistema de tração AWD, que atua de acordo com a necessidade e o terreno, é realmente impressionante. Levando-se em conta as dimensões do Forester (ver Ficha Técnica), é admirável a sua incrível capacidade de contornar curvas, mesmo em velocidades mais elevadas. O SUV fica grudado ao solo durante todo o tempo, o que se traduz em confiança por parte do motorista.

Durante todo o trajeto que percorremos, jamais passamos por qualquer tipo de susto com o utilitário. Salta aos olhos a segurança que o modelo transmite. O tempo todo ele se mostra “na mão” e com reações perfeitamente previsíveis.

A suspensão tem um bom acerto entre conforto e estabilidade. Todas as imperfeições do solo são bem filtradas e o veículo roda com maciez, mas sem aquele exagero que seria extremamente prejudicial para o seu desempenho em estradas com muitas curvas, como aquelas que percorremos.

Com todas essas qualidades, a cereja do bolo é o motor 2.0 Turbo. Mesmo com uma tonelada e meia de peso, o Forester tem desempenho de modelo esportivo. A retomadas são vigorosas, o que é perfeito para situações de ultrapassagens em carretas e ônibus. O utilitário é muito ágil e dinâmico.

O senão fica para o tamanho do tanque de combustível. Quando se exige muito do desempenho, obviamente, o consumo é sacrificado. Chegamos a fazer a marca de 7,5 km/l. Nada anormal para suas retomadas vigorosas e ágeis. Mas o tanque se mostrou insuficiente e nos exigiu reabastecimento em uma viagem que costumamos fazer sem paradas com esse objetivo, independente do modelo. O ideal seria que ele tivesse capacidade para, ao menos, 70 litros.

Porém, é apenas um pequeno detalhe diante de tantas, e cativantes, qualidades. Você que procura um utilitário espaçoso para levar toda a família e deseja um desempenho superior, aliado à segurança de condução acima da média, tem a obrigação de procurar a concessionária Subaru mais próxima e fazer um test drive. O Forester vai surpreendê-lo muito positivamente. É um modelo a ser conhecido, e dirigido.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Ficha Técnica

✔ Velocidade máxima — 221 km/h

✔ 0 a 100 km/h — 7,5 segundos

✔ Potência — 240 cv

✔ Consumo Médio — 9,1 km/l (cidade) e 12,5 km/l (estrada)

✔ Distância entre eixos — 2,64 metros

✔ Comprimento — 4,60 metros

✔ Largura — 1,80 metro

✔ Altura — 1,74 metro

✔ Capacidade do porta-malas — 505 litros / 1.541 litros com bancos rebatidos

✔ Capacidade do tanque — 60 litros

✔ Peso — 1.502 kg

✔ Pneus e Rodas — 225/55 R18 – Liga Leve de 18 polegadas

*Colaborador

**Outras fotos do Subaru Forester XT Turbo no: http://www.flickr.com/photos/detalhauto

***Fotos: José Oswaldo Costa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s