Mitsubishi apresenta a L200 Triton Sport

José Oswaldo Costa (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 12/08/16)

Vei1 - Mitsubishi L200 Triton Sport - Divulgação - Mitsubishi MotorsA montadora japonesa acaba de lançar uma nova versão para sua picape-média: a L200 Triton Sport. O modelo passou por completa reformulação para encarar concorrentes, como as novas Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, e chega à sua quinta geração. Ela é produzida na planta da Mitsubishi Motors em Catalão (GO).

“A nova L200 Triton Sport é a evolução de um projeto de muito sucesso e ousadia. Carrega toda a experiência de quase 40 anos que a Mitsubishi Motors tem no desenvolvimento de picapes. Em sua quinta geração, o projeto foi concebido sob o conceito Ultimate Sport Utility Truck, com estilo dinâmico e atlético, esportividade e prazer ao dirigir; sofisticação, conforto e silêncio similares a um veículo de passeio; além do máximo em praticidade e durabilidade para usos comerciais. Sem dúvida, é a evolução de um produto confiável e com muita aptidão off-road“, afirmou Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors do Brasil.

Com chegada nas concessionárias da marca prevista para o mês de outubro, são três opções para a nova versão: L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS. As duas primeiras passam a ser topo de linha do portfólio.

Além delas, a linha Triton continua contando com as seguintes opções: Savana (manual e automática), Outdoor (automática), Outdoor 2.4 Flex, GLX e GL. Importante destacar que somente a Triton Sport contará com as mudanças da nova geração. As demais permanecem como quarta geração.

O motor utilizado é um novo 2.4 turbodiesel, em alumínio (redução de 30 kg), capaz de render 190 cv e 43,8 kgfm de torque. A relação peso/potência é de 10,2 kg/cv. Ele conta com o sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system), que atua no comando de válvulas, sendo capaz de entregar alto torque em baixas rotações e mais potência em regimes elevados. O câmbio é automático de cinco marchas com possibilidade de trocas manuais através de paddle shifts atrás do volante. Na Sport GLS é manual de seis marchas.

290391_628277_1391._l200_triton_sport_russia_04 (2)O sistema de tração, denominado Super Select II, oferece os seguintes modos de operação: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. A seleção é feita através de um novo botão, no console central, que facilita o uso. O bloqueio do diferencial do eixo traseiro também está presente. Ao todo, a nova picape permite até 20 combinações de marcha, mostrando toda a sua aptidão off-road.

Segurança – A Mitsubishi L200 Triton Sport oferece a proteção de nove airbags – frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Ainda nesse quesito, a picape apresenta controles de estabilidade (ASC) e tração (ATC), assistente de partidas (HSA) e descidas (HDC) em rampas, freios com ABS, EBD e BAS e sinalização de frenagem de emergência. O sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis, também faz parte dos equipamentos.

De acordo com a montadora, “a nova Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas”. Isso significa dizer, ainda segundo a Mitsubishi, que o rodar da L200 Sport é tão confortável quanto o do crossover Outlander, chegando a lembrar o de um sedan, uma vez que não transfere o desconforto gerado pelas irregularidades do solo para o interior, mesmo sem carga na caçamba. A assessoria de imprensa informou que a melhora no conforto ao rodar também obteve muito êxito em trilhas off-road  e que diversos materiais isoladores foram estrategicamente posicionados para minimizar os ruídos provenientes do motor, rolamento do pneu e até do vento.

Os números para o off-road, divulgados pela Mitsubishi, são os seguintes: Ângulo de Entrada: 30º; Ângulo de Saída: 22º; Ângulo de Rampa: 26º; Inclinação Lateral: 45º; Altura Livre do Solo: 220 mm e Travessia com Água: 600 mm.

O modelo foi equipado com um dissipador de água para trechos alagados. Com ele, ao invés da água ser jogada para o para-brisas, atrapalhando a visão do condutor, é direcionada para as laterais.

A caçamba está com paredes mais altas e, com isso, se tornou mais funda e com capacidade volumétrica aumentada. A capacidade de carga é para 1.075 kg.

290391_626809_1390._l200_triton_sport_japao_painel (2)Interior – O interior é totalmente novo. Como ocorre com as novas gerações, de todas as marcas e modelos, muito uso do material preto brilhante conhecido como black piano, que aumenta a sensação de requinte. As cores utilizadas no acabamento interno são cinza e preto.

No quadro de instrumentos, foi abandonado o mostrador central, sobreposto em cima de dois laterais. No lugar, apenas dois tradicionais (velocímetro e conta-giros), lado a lado, com tela digital entre eles trazendo informações da picape. As saídas de ar centrais estão maiores e os comandos do sistema de ar-condicionado digital, de duas zonas, são totalmente novos.

O volante multifuncional – com ajustes de altura e profundidade – apresenta desenho reformulado e mais botões (comandos do áudio, piloto automático e acesso ao telefone por Bluetooth). A aparência geral do interior da nova L200 Triton Sport é de maior sofisticação e requinte.

Chamam a atenção o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e os novos bancos em couro que, no caso do motorista, apresenta regulagem elétrica. O estofado deles foi aumentado e, os dianteiros, estão mais largos. São 16 porta objetos espalhados pela cabine. A picape é equipada com botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento.

290391_626810_1390._l200_triton_sport_japao_multimiidia_ar (2)Exterior – Os faróis são bi-xênon com luzes diurnas em LED. As maçanetas são cromadas e os espelhos retrovisores, também cromados e com luzes de seta integradas, são rebatíveis eletricamente. Na nova dianteira, destaque para os novos desenhos da grade do radiador, dos faróis e do para-choque.

São muito bonitas as lanternas traseiras, com um desenho mais tradicional, dentro dos padrões do segmento. Os elementos que a constituem passam a ser horizontais (luzes de ré e setas, por exemplo). O para-choque ganhou estribo, abaixo da placa, que ajuda a manusear objetos e volumes dentro da caçamba e a subir nela. Maçaneta da tampa traseira e terceira luz de freio agora são peças independentes. As cores disponíveis são as seguintes: branca (duas tonalidades diferentes), prata (duas tonalidades diferentes), cinza, preta, vermelha, marrom e azul.

Através do site (www.noval200triton.com.br), os interessados poderão fazer um cadastro e receber informações sobre a picape.

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Fotos: Divulgação / Mitsubishi Motors

 Preços e versões – Os preços sugeridos pela Mitsubishi, para todas as versões da L200 Triton, são os seguintes:

 Sport HPE Top – R$174,99 mil
Sport HPE – R$164,99 mil
Sport GLS – R$131,99 mil

Savana (manual) – R$138,99 mil
Savana (automática) – R$146,99 mil
Outdoor (automática) – R$136,99 mil
GLX (manual) – R$111,99 mil
GL (manual) – R$105,99 mil
2.4 Flex Outdoor – R$91,99 mil

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