Honda CB 650F e CBR 650F estão no mercado

José Oswaldo Costa* (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 15/07/16)

No fim de junho, a Honda apresentou a linha 2016 da família 500 de motocicletas. Ela engloba os modelos naked (CB 500F,) esportivo (CBR 500R) e crossover (CB 500X). Essa semana, foi a vez da Moto Honda da Amazônia mostrar as novas CB 650F e CBR 650F, porém, como linha 2017.

Vei7 - Honda CB 650F - Divulgação Honda - Marlos BakkerA CB 650F é uma motocicleta street fighter naked enquanto, a CBR 650F, é uma sport. Os dois modelos receberam atualizações em seus grafismos com combinações de cores exclusivas para o Brasil. O desenvolvimento foi realizado por designers brasileiros, na planta da marca em Manaus (AM).

As duas motocicletas passaram por aprimoramento do sistema de controle de emissões de poluentes para que estejam em conformidade com as normas da segunda fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 4). Para tal, foi adotado um sistema de cânister, com filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de combustível, e aprimoramentos no sistema de catalisador.

De acordo com a Honda, com essas melhorias, houve sensível redução em gramas emitidas por quilômetro rodado: 42,7% no monóxido de carbono, 36,5% em hidrocarbonetos e 4,2% de óxido de nitrogênio. O monóxido de carbono emitido em marcha lenta caiu pela metade, ainda segundo a Honda.

Vei9 - Honda CBR 650F - Divulgação Honda - Marlos Bakker

Fotos: Divulgação / Honda / Marlos Bakker

A CBR e a CB 650F compartilham o mesmo motor. Ele possui quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft ou Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote), 649 cm³ de capacidade, injeção eletrônica e arrefecimento líquido. A potência máxima é de 87 cv a 11.000 rpm com torque de 6,4 kgfm. Com transmissão final feita por corrente, o câmbio é de seis marchas.

O chassi, do tipo Diamond, também é o mesmo para as duas, da mesma forma que a balança traseira, do tipo monochoque em alumínio fundido. Ela é totalmente ajustável e tem curso de 43,5 mm, além de permitir sete estágios de configuração na pré-carga da mola.

As rodas traseiras são de 17 polegadas calçadas com pneus 180/55-ZR17M/C. O sistema de freio utiliza disco de diâmetro de 240 mm e cáliper simples. Na dianteira, rodas de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C. O freio utiliza discos duplos de 320 mm e cáliper duplo. A suspensão, também de ambas, apresenta garfo telescópico convencional de 41 mm, com curso de 120 mm.

Os painéis de instrumentos, idênticos, apresentam velocímetro, tacômetro e relógio digitais. Marcador de combustível e hodômetros total e parcial utilizam medidor gráfico. O tanque de combustível tem capacidade de 17,3 litros para as duas motocicletas.

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F são vendidas em versão única, com sistema de freios ABS. Os preços públicos sugeridos, tendo como base o estado de São Paulo, e sem incluir frete e seguro, são os seguintes: CB 650F – R$37 mil e CBR 650F – R$38,80 mil.

As motos atualizadas possuem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e contam, ainda, com o Honda Assistance. Ele contempla resgate e assistência ao motociclista em todo o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

 *Colaborador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s