Jaguar Land Rover inicia testes reais de tecnologias conectadas e autônomas

Da Redação

jlrtechshowcaseoverheadroadworkassist09 (2)A Jaguar Land Rover planeja criar uma frota de mais de 100 veículos de pesquisa ao longo dos próximos quatro anos para desenvolver e testar uma ampla gama de tecnologias de condução conectada e autônoma ( Connected Autonomous Vehicle – CAV). Os primeiros testes do gênero estão programados para ocorrer ainda este ano em um percurso de 41 milhas (66 quilômetros) nas estradas e vias urbanas em torno de Coventry e Solihull, onde estão situadas duas fábricas da empresa.

Os testes iniciais envolverão tecnologias que permitem a comunicação de veículo para veículo, permitindo alertas sobre interferências em rodovias, canteiros de obras, semáforos, entre outros. O compartilhamento de informações entre dois ou mais veículos permitiria que, no futuro, ações como mudança de faixas e tráfego em cruzamentos sejam realizados de forma fácil e mais segura.

ROADWORK ASSIST

É uma tecnologia que, por meio de câmeras stereo, é capaz de gerar uma visualização 3D da estrada à frente e, em conjunto com um software avançado de processamento de imagem, é capaz de reconhecer cones e barreiras.

O sistema poderá detectar quando o veículo se aproxima do início de um trecho em obras, identificar o caminho ideal e mais seguro entre lugares em construção e contrafluxos, além de informar o condutor de que seu caminho adiante apresenta alguma situação de risco.

SAFE PULLAWAY

Ficar muito perto do veículo à frente em engarrafamentos ou ao trafegar por cruzamentos é uma causa muito comum de acidentes de trânsito. Colisões a baixas velocidades como pequenas batidas nas paredes durante uma manobra de estacionamento em garagens apertadas também.

Como forma de evitar esse tipo de situação, a Jaguar Land Rover também trabalha no desenvolvimento de um sistema de assistência ao motorista Pullaway Safe, que utiliza a câmera stereo dos veículos para monitorar a área imediatamente à sua frente. Se objetos como outros veículos ou paredes são detectados, o sistema monitora os níveis de aceleração do veículo ou mesmo a marcha atual, analisa essas informações, julga se há risco de colisão e, se sim, pode acionar automaticamente os freios do modelo e enviar um aviso sonoro de perigo ao motorista.

OVER THE HORIZON WARNING

É parte de um projeto de pesquisa de teste de dispositivos que usam sinais de rádio para transmitir dados relevantes de um veículo para outro. Se os automóveis forem capazes de se comunicar de forma independente entre si, motoristas e carros autônomos poderiam ser avisados dos perigos e obstáculos ao longo do caminho ou em curvas cegas.

EMERGENCY VEHICLE WARNING

Permite que ambulâncias, carros de polícia ou carros de bombeiros se comuniquem com outros veículos na estrada. Essa transmissão de informações entre veículos permitiria que os demais condutores liberassem o tráfego para emergência ou tomassem decisões com maior antecedência antes mesmo de ouvir as sirenes ou visualizarem as luzes de alerta de uma ambulância, o que torna uma situação como essa muito mais segura para todos.

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Fotos: Divulgação / Jaguar Land Rover

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