Michelin apresenta novo produto para carros esportivos

José Oswaldo Costa*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 08/07/16)

de Campinas (SP)

MICHELIN PS4O grupo Michelin tem sede localizada na cidade de Clermont-Ferrand, na França. Seus produtos estão presentes em mais de 170 países e a empresa emprega 111.700 pessoas. São 68 unidades de produção em 17 países diferentes.

São fabricados e comercializados pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando por motocicletas e bicicletas, para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões.

A Michelin América do Sul possui mais de 6 mil funcionários que estão distribuídos em sua sede, em duas unidades industriais e em seis agências comerciais. Essas duas unidades industriais ficam instaladas no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.

Nessa semana, ela apresentou um novo pneu para carros esportivos que será comercializado no continente latino-americano: o Pilot Sport 4: De acordo com a empresa, dados da consultoria ADK Automotive revelaram que, nos últimos anos, o segmento de carros esportivos cresceu quatro vezes mais do que o de veículos de passeio (crescimento médio percentual).

De olho nesse mercado, a Michelin promete, com o novo produto, mais performance, controle do veículo e segurança.O prazer em dirigir não deve sacrificar nenhuma performance do pneu. É justamente o que oferecemos com o novo Michelin Pilot Sport 4 : o pneu ideal para quem busca segurança, reatividade e controle, além de prazer ao dirigir, afirmou Anoildo Mattos, gerente de marketing da Michelin América do Sul.

O Pilot Sport 4 tem escultura inspirada nos pneus utilizados na Fórmula E, categoria do automobilismo criada no ano passado, que utiliza bólidos com motor totalmente elétrico e acaba de conhecer seu segundo campeão. Em 2015, a temporada foi vencida pelo brasileiro Nelsinho Piquet.

Para o consumidor desse segmento, o carro é uma paixão, a performance é uma obsessão e as competições, uma inspiração. Ele sabe exatamente o que quer, informa-se pela internet, pelas revistas especializadas, participa de feiras automotivas… Isso o torna um consumidor exigente e um formador de opinião entre sua família, amigos, colegas…, relatou Mattos.

TestesO novo pneu passou por testes realizados por dois institutos independentes alemães: TÜV SÜD e Dekra. Na comparação com produtos de concorrentes, pneus da mesma dimensão, comercializados na América do Sul, o Pilot Sport 4 freia, em piso molhado, até 2 metros antes e sua aderência em curvas é 8% maior. Em piso seco ele ajuda a frear o veículo 1 metro antes.

Vei2 - Michelin Pilot Sport - Divulgação - Michelin - Paulo Guimarães

Fotos: Divulgação / Michelin / Paulo Guimarães

Os testes também mostraram que, para um veículo que apresenta média anual de 7 mil quilômetros rodados, o novo Michelin é 15% mais durável. Isso significa, dentro dessa média de quilometragem, 6 meses a mais de vida útil.

A presença de borracha sintética na composição proporciona melhor aderência, durabilidade e eficiência energética. A escultura inspirada na Fórmula E, aliada à nova lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon, diminui o tempo de resposta do pneu e proporciona maior precisão na condução. Todos esses elementos garantem uma maior quantidade de borracha em contato com o solo.

A aramida, material nobre e resistente, é utilizada na lona de proteção zero graus. Essa lona fica sobre as demais da banda de rodagem e evita a sua deformação em altas velocidades. Contendo a deformação, garante-se uma maior área de contato com o terreno e, consequentemente, maior aderência. Além disso, proporciona maior rigidez da banda de rodagem, o que garante mudanças de direção mais rápidas e fáceis.

Vei3 - Michelin Pilot Sport - Divulgação - Michelin

O novo Pilot Sport 4 traz um protetor de borracha saliente que protege as rodas durante manobras de estacionamento, evitando danos e arranhões. Por fim, todas as dimensões do pneu são Extra Load, ou seja, suportam mais carga e mais pressão que um pneu normal da mesma dimensão. Isso o torna mais resistente a impactos e choques contra obstáculos, de acordo com a Michelin.

Usado com carga e pressão normais, proporciona maior flexão e conforto. O Pilot Sport 4 pode ser usado em diversos modelos de marcas como Audi, BMW, Jaguar, Maserati, Mercedes-Benz, Volvo e Volkswagen, entre outras.

No total, são 17 dimensões diferentes para o novo Michelin esportivo.

São elas: 215/40 ZR18 (89Y); 235/40 ZR18 (95Y); 215/45 ZR17 (91Y); 225/40ZR18 (92Y); 225/45 ZR17 (94W); 225/45 ZR17 (94Y); 225/45 ZR18 (95Y); 245/45 ZR17 (99Y); 245/45 ZR18 (100Y); 255/35 ZR18 (94Y); 255/40 ZR18 (99Y); 265/35 ZR18 (97Y); 275/35 ZR18 (99Y); 205/45 ZR17 (88Y); 245/40 ZR18 (97Y); 235/45 ZR17 (97Y) e 245/40 ZR17 (95Y).

*O colaborador viajou a convite da Michelin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s