Mitsubishi Motorsports desbrava trilhas mineiras

Rally aconteceu na cidade de Tiradentes, no último fim de semana, e reuniu cerca de 200 participantes

José Oswaldo Costa*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 26/05/2016)

de Tiradentes (MG)

Vei16 - Divulgação Mitsubishi MotorsportsO Mitsubishi Motorsports, rally de regularidade, é organizado pela montadora japonesa há 22 anos. A quarta etapa do calendário 2016 foi disputada na charmosa e histórica Tiradentes, localizada a cerca de 190 quilômetros da capital mineira, no último fim de semana. Foram cerca de 200 carros inscritos, reunindo famílias, casais e amigos. A prova percorreu uma região com estradas vicinais dentro de fazendas, áreas de reflorestamento e estradas com muito cascalho e erosões. Como moldura do belo cenário, as montanhas mineiras.

O percurso total chegou a quase 200 quilômetros. A categoria Turismo Light, para duplas iniciantes, foi aquela para a qual o DC Auto foi convidado à participar. Na verdade, participamos de uma “sub-categoria”, a Turismo Light Imprensa, que contou com cinco duplas, todos jornalistas. Utilizamos uma picape Mitsubishi L200 HPE, que recebeu a numeração 122. Acostumados a fazer test drive dos veículos, qualquer que seja ele, no asfalto ou (no máximo) em piso de terra batida, foi uma ótima oportunidade de ver a picape-média em ação.

GEDSC DIGITAL CAMERA
Foto: José Oswaldo Costa

E ela não fez feio. Enfrentou muito bem todas as condições de terreno que o percurso oferecia, mesmo os mais acidentados. O nosso modelo era o único que utilizava câmbio manual, com engates precisos. O acionamento da tração 4×4 era fácil – por meio de uma alavanca menor ao lado do câmbio – e não exigia a parada total do veículo. Bastava reduzir a velocidade, tirar um pouco o pé do acelerador, e engatar. A parada total da picape só é exigida para utilizar a 4×4 reduzida, que não foi necessária em nenhum momento da prova.

O motor era um 3.2 16V diesel, com potência de 180 cv e torque máximo de 38,0 kgfm a 2.000 rpm. Ele conta com injeção eletrônica direta Common-Rail, turbocompressor e intercooler. Chamou nossa atenção, ao fim do percurso, sua eficiência energética. Afinal, após os quase 200 quilômetros de prova, o ponteiro do marcador de combustível pouco tinha se movimentado. E o rally exigia constantes trocas de marcha, muitas reduções e acelerações bruscas com “pé embaixo”. Algo que, normalmente, sacrifica o consumo.

As medidas da L200 HPE são as seguintes: entre eixos: 3 metros; comprimento: 5,12 metros; altura: 1,78 metro; altura livre do solo: 0,22 metro; largura: 1,80 metro e carga útil: 1.015 kg. A capacidade do tanque é para 90 litros.

Ao fim da prova, por erros de percurso que cometemos na análise da planilha, que nos custou tempo e penalidades, acabamos ficando em 5º lugar na nossa categoria (leia-se: último!). Mas, até que o resultado não foi de todo ruim. Entre os quase 200 participantes, muitos deles já contando com outras participações no rally, ficamos em 117º lugar no geral.

Na realidade, o resultado é o que menos importa, para todos. O que realmente vale a pena é o fim de semana ao lado da família, da(o) namorada(o) e a oportunidade de fazer novas amizades. Além, claro, de curtir todo o charme e delícias da bela Tiradentes. Muitos competidores disseram que estavam ali somente para se divertir e aliviar o estresse do dia a dia. Esse é o verdadeiro espírito.

Vei17 - Divulgação Mitsubishi Motorsports

Além de promover um fim de semana de aventuras e paisagens de tirar o fôlego, a Mitsubishi aproveita o Motorsports para a prática social. Em todas as provas do calendário, pilotos e navegadores participantes têm que contribuir com alimentos não perecíveis. Em Tiradentes foram arrecadadas 6 toneladas, que foram entregues para a Associação Beneficente Elifaz (ABEL) e para a Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade mineira.

Para participar do Mitsubishi Motorsports os interessados devem entrar no site (mitsubishimotors.com.br) e preencher um cadastro. As inscrições abrem 12 dias antes de cada etapa, às 8h da manhã, e as vagas, limitadas, são rapidamente preenchidas.

*o colaborador viajou a convite da HPE Automotores do Brasil

Fotos: Divulgação / Mitsubishi Motorsports

Vei18 - Divulgação Mitsubishi Motorsports

*Calendário 2016 – Mitsubishi Motorsports

11/06 – São José do Rio Preto (SP)
02/07 – Curitiba (PR)

06/08 – Natal (RN)
20/08 – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
03/09 – Goiânia (GO)

17/09 – Fortaleza (CE)
08/10 – Ribeirão Preto (SP)

05/11 – João Pessoa (PB)
26/11 – Campos do Jordão (SP)

*Calendário sujeito a alterações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s